Ícone do site Travelpedia

Nova Orleans: uma cidade no ritmo do jazz e do Saints

This is the Mercedes-Benz Superdome in New Orleans on February 3, 2013.

NOVA ORLEANS – Em passagem pela maior cidade do estado da Luisiana, onde o Travelpedia participou da maior feira de turismo dos Estados Unidos, a International Pow Wow – IPW 2016, aproveitamos para curtir o destino, que é extremamente musical – e diferente de tudo o que existe no país. Conhecida por sua música (especialmente o jazz) e cozinha deliciosamente inspiradora, reúne diversas culturas que se encontram em uma incrível mistura de sabores, cores, emoções e, claro, ritmos.

NOLA, como é carinhosamente conhecida, lembra um pouco o Brasil, quase uma mistura de Salvador com Paraty. Isso sem contar também que tem um animadíssimo carnaval, o Mardi Gras, que percorre as ruas do French Quarter, o incrível bairro francês onde tudo acontece. Mas as semelhanças param por aí.

Em agosto de 2005, o furacão Katrina devastou a região, matando 1,8 mil pessoas e desabrigando mais de um milhão quando os diques que protegiam a cidade se romperam sob ventos de 300km/h. À época, muita gente defendia a ideia de que a cidade deveria ser abandonada para sempre tamanha foi a destruição.

O que poderia parecer o fim foi o recomeço. Totalmente reconstruída, Nova Orleans ressurgiu como uma fênix, gloriosa. Bilhões de dólares foram gastos, mas a garra dos seus moradores foi determinante para sua recuperação. Atualmente, nem de longe lembra a grande tragédia. E o melhor, a cidade recobrou a alegria de viver.

Um dos eventos noturnos que reuniu os profissionais do turismo e imprensa do mundo todo foi realizado na arena Mercedes Benz Superdome, local onde o time de futebol americano da cidade, o New Orleans Saints manda seus jogos. O lugar é simplesmente maravilhoso. Além dos jogos do time da casa, também abriga grandes shows musicais e outros eventos corporativos com absoluto conforto.

Coberta e com capacidade para 73 mil pessoas, virou um símbolo de Nova Orleans. Foi lá que ficaram abrigadas mais de 33 mil pessoas após a tragédia causada pelo Katrina. Inaugurada em 1975, foi totalmente renovada após o episódio com investimento de US$ 185 milhões. Tem 82,3 metros de altura e 210 metros de diâmetro e excelente estrutura, inclusive com ar condicionado. Alguém consegue imaginar um estádio desse tamanho com ar condicionado? Simplesmente sensacional!

O New Orleans Saints é muito querido pela população da Luisiana e disputa a divisão sul da National Football Conference (NFC) da National Football League (NFL). Suas cores são o preto e o dourado, que na crença local significa poder. Fundado em 1967, o Saints demorou a engrenar como time da elite do futebol americano. O sucesso inicial foi durante os anos de 1987 a 1992, quando chegou aos playoffs quatro vezes.

Desde 1975, manda os jogos no Mercedes-Benz Superdome – antes chamado de Louisiana Superdome. A temporada de 2009 foi a melhor do Saints. Naquela temporada, a equipe chegou a final da NFC sob a liderança do quarterback Drew Brees. Enfrentou e derrotou o Minnesota Vikings por 31 a 28 na prorrogação em um jogo emocionante. No ano seguinte, conseguiu o primeiro Super Bowl de sua história, ao bater o Indianapolis Colts por 31 a 17.

O Saints reflete o espírito guerreiro do povo de Nova Orleans que supera as dificuldades com garra e no ritmo do jazz. Veja vídeo.

*O jornalista viajou a convite da U.S. Travel Association, voando Copa Airlines e com a proteção do seguro-viagem GTA – Global Travel Assistance

Fotos: Divulgação

 

Sair da versão mobile