O que já era bom ficou ainda melhor! Neste final de semana, o Parque Vila Velha, no município paranaense de Ponta Grossa, introduziu quatro novas atrações de aventura. São elas: voo cativo em balão estacionário, circuito de arvorismo com dez desafios, tirolesa e um circuito especial de cicloturismo.
O arvorismo e a tirolesa estão funcionando em Furnas. O circuito de arvorismo foi construído em meio a um bosque de Araucárias, com 120 metros de extensão e 10 desafios. São 30 minutos de aventura entre as copas das árvores que oferece visões únicas da árvore símbolo do Paraná.
Já a tirolesa atravessa os 200 metros de vão livre entre as duas extremidades mais distantes da Furna 2. Numa velocidade de 50 km/h, o visitante sobrevoa uma das cavernas verticais mais profundas do Estado. Os Andorinhões de Coleira Falha e outras aves que habitam a região algumas vezes voam junto com os visitantes.
Segundo o gestor da Soul Vila Velha (concessionária do parque), Leandro Ribas, o Vila Velha optou pelo uso de cadeirinhas de embarque para tornar a atração acessível para todas as idades. “Essas cadeirinhas são mais confortáveis que as tradicionais de vestir, oferecendo uma sensação de maior segurança. Funciona como uma cadeirinha de teleférico, só que confeccionada em tecido especial.”, explica.
Um panorama diferenciado
Enquanto que, o voo cativo em balão estacionário será feito em dois lugares dentro do parque. Claro que, sempre dependendo das condições dos ventos. A atração poderá funcionar na Lagoa Dourada, oferecendo aos visitantes uma visão única desse atrativo natural. Ou próximo ao Centro de Visitantes, proporcionando uma visão diferenciada da região dos Campos Gerais.
A altura do voo pode variar de 15 a 40 metros, dependendo das condições do vento, e o cesto do balão transporta até 4 passageiros, além do piloto. O voo de balão é uma atração oferecida somente aos sábados, domingos e feriados.
Lazer e diversão para todos!
Além da implantação das três novas atrações, a Soul Vila Velha revitalizou o cicloturismo no parque. Que, agora, pode ser feito por qualquer visitante de forma autoguiada, sozinho, em família ou em grupo. O circuito é de 22 quilômetros. Mas, claro, com pontos de descanso estrategicamente localizados. E é feito em pistas pavimentadas ou com calçamento. E levam o visitante aos três atrativos naturais do parque: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.
Para aproveitar o circuito de cicloturismo, basta levar a bicicleta, equipamentos de proteção e, para manter a hidratação, garrafa d’água. No ingresso especial para o cicloturismo já está incluso o ingresso ao parque.
Turismo seguro
O Parque Vila Velha possui o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, por ter adotado todas as boas práticas de higienização e segurança de prevenção e combate à Covid-19. Sendo assim, todos os visitantes têm temperatura corporal medida. E o uso de máscara de proteção facial é obrigatório durante todo o tempo. Também há dispensers de álcool em gel em diversos pontos do parque. Além disso, a permanência nos mirantes tem lotação máxima e limitação de tempo de permanência para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
FICA A DICA » Nesta nova fase do Parque Vila Velha, o benefício da meia entrada será estendido para todos os visitantes de nacionalidade brasileira.