Neste sábado, dia 31/10, Berlim irá contar com um novo portão de entrada. Isso porque o aeroporto Berlin Brandenburg “Willy Brandt” (BER) será finalmente inaugurado. E terá um significado importante para o setor de turismo e congressos da cidade. Como o hub de aviação mais moderno da Europa, ligará a capital da Alemanha a todos os eixos de transporte centrais do continente.
Com três terminais, o BER tem uma capacidade anual inicial de 43 milhões de passageiros. Mas, a previsão é aumentar gradativamente para 58 milhões até 2040. Embora a situação atual possa não permitir, tendo em vista a pandemia do Covid-19, e o fato de, ironicamente o país ter anunciado um novo lockdown (quarentena), a expectativa é, em breve, dar as boas-vindas a turistas de todo o mundo.
O Terminal 1 está localizado centralmente no complexo BER, entre as pistas paralelas de decolagem e aterrissagem. Enquanto o Terminal 2 está diretamente conectado ao Terminal 1. No entanto, apesar de já ter sido concluído, não deve entrar em operação até o início do horário de voos de verão de 2021. O antigo Aeroporto Schönefeld, na extremidade norte, torna-se o Terminal 5.
O Terminal 1 com seus oito níveis é o maior terminal de BER e o local da estação “Flughafen BER – Terminal 1-2”. Conta com dez ilhas de check-in com um total de 118 balcões. Além de 36 postos de controle de segurança para passageiros que partem e mais cinco para passageiros em trânsito. Por lá os viajantes também vão contar com uma ampla variedade de lojas, opções gastronômicas e instalações de serviço. Depois de passar pelos pontos de controle de segurança, se chega ao coração do terminal, um “Market Square” de aproximadamente 9 mil m².
Já o Terminal 2 tem 200 metros de comprimento e abriga algumas de suas próprias opções de check-in, pontos de verificação de segurança, um sistema de manuseio de bagagem e instalações de serviço. Enquanto o Terminal 5, além da área de check-in, salas de embarque e desembarque e seus próprios pontos de controle de segurança, também oferece ampla variedade de lojas, bares, restaurantes e instalações de serviço.
Os três terminais são de fácil acesso por transporte público ou carro. Existe um serviço gratuito disponível para viajantes com mobilidade limitada. Para reduzir o tempo de espera, um controle de segurança separado será fornecido para as famílias.
Viajantes que, ao chegarem, tiverem dúvidas sobre o destino, podem encontrar todas as respostas no Centro de Boas-vindas do visitBerlin no Terminal 1. A equipe multilíngue informa os visitantes sobre o Berlin WelcomeCard e as atividades na cidade, de passeios a eventos, e sobre reservas de hotéis e bilhetes.
Mesmo na fase de planejamento, o aeroporto já se desenvolveu como um centro econômico chave. Bem como um importante impulsionador do crescimento do setor turístico em toda a região. Afinal, graças a ele, ainda mais visitantes podem acessar facilmente a região metropolitana de Berlim. “A inauguração do BER irá desencadear a próxima explosão de crescimento qualitativo para a região da capital.”, afirma o CEO da visitBerlin, Burkhard Kieker.
Curiosidade » O nome do aeroporto é uma homenagem ao político alemão Willy Brandt, que atuou como prefeito de Berlim entre 1957 e 1966. Posteriormente atuando como ministro dos assuntos exteriores e vice-chanceler. E então o primeiro chanceler federal social-democrata pós-guerra. Nobel da Paz de 1971, destacou-se pela aproximação com o Leste Europeu durante a Guerra Fria.