O Nubank promove sua primeira grande iniciativa cultural: o Nu Festival, evento que vai mobilizar o bairro de Pinheiros, em São Paulo, de 25 de setembro a 8 de outubro. Com curadoria e realização do Instagrafite, o Nu Festival tem como objetivo reimaginar a cidade por meio de uma série de intervenções urbanas criadas por alguns dos principais nomes da nova geração da arte pública nacional.
Como resultado, o evento quer tornar a cidade mais humana, melhorando e energizando o bairro por meio da arte e da cor. Em um momento em que as pessoas estão voltando a usufruir de espaços públicos, o festival quer provocar o público a reimaginar a cidade.
O foco é incentivar e dar espaço para artistas que ainda não receberam grande apoio, mas já vêm impressionando com seu talento e potencial. Entre eles está a paulista Anne Galante, que é conhecida pelos seus gigantescos trabalhos em tricô. Ao todo serão dez atrações, entre murais, instalações e performances, todas em grande escala, em espaços públicos do bairro.
O festival terá ainda a presença de uma artista internacional, a colombiana Gleo, que é um dos nomes mais promissores da cena latino americana, e ficará responsável por pintar um dos murais gigantes.
“O Nu Festival é a oportunidade que precisávamos para mostrar ao público artistas nacionais e latinos que estão dialogando de maneiras inovadoras com a rua. A nossa curadoria visa trazer artistas que vieram de outras áreas, como a arquitetura, a moda e o design, para mostrar que arte pública vai muito além do graffiti, e pode coexistir com outras técnicas, materiais e talentos”, ressalta Marcelo Pimentel, fundador e diretor do Instagrafite.
Todas as obras serão produzidas a partir da data de início do evento, e o público poderá acompanhar a evolução dos trabalhos – que ficarão como legado do festival ao bairro de Pinheiros, onde fica a sede do Nubank. O prédio do escritório, na esquina da Rua Capote Valente com a Avenida Rebouças, na capital paulista e irá concentrar atividades gratuitas e exclusivas, entre elas 16 palestras e 4 workshops, que vão acontecer durante os dois finais de semana do evento.
“A nossa curadoria do festival não existe apenas nas intervenções urbanas, transborda também para toda programação. Iremos dividir as palestras e workshops em quatro blocos com movimentos que vemos acontecendo nas ruas do Brasil e do mundo, apresentando de alguma forma o que há de mais inovador em arte pública hoje, através das temáticas: design, diálogos, playground e interatividade”, explica a fundadora e diretora do Instagrafite, Marina Bortoluzzi.
Serviço
Quando: De 25/09 a 8/10
Programação: 30/09 a 01/10 e 7/10 a 8/10 – Rua Capote Valente, 39 – Pinheiros – SP
Grátis