A 17ª edição anual da Nuit Blanche, em Toronto, Canadá, irá transformar os bairros e ruas da cidade no primeiro dia do outono por meio de deslumbrantes instalações de arte. O concorrido evento começa a partir das 19h de sábado, 23 de setembro, e segue até as 7h de domingo, 24 de setembro.
A celebração anual da arte contemporânea, conhecida como Nuit Blanche Toronto, ilumina a cidade durante a noite. Ele reúne mais de 80 projetos de quase 250 artistas em locais como Etobicoke, o centro de Toronto e Scarborough. Além disso, o acesso é gratuito, permitindo a todos interagirem com as obras.
O tema deste ano, “Quebrando Barreiras”, inspira artistas a explorar questões sociais e ambientais. Entre elas, as mudanças climáticas, desenvolvimento urbano e responsabilidade coletiva em relação à terra e à preservação.
Durante o Nuit Blanche Toronto, artistas canadenses e internacionais se unem para expor seus trabalhos. Assim, proporcionam aos visitantes uma noite repleta de performances, shows, filmes e diversas formas de expressão artística.
Este evento procura destacar artistas que desafiam o convencional, transformando espaços públicos. Desse modo, eles inspiram o público a vivenciar Toronto de maneiras novas e significativas. Entre as obras estão trabalhos de artistas premiados, como Divya Mehra, Bonnie Devine e Alvin Luong, bem como talentos emergentes.
A Nuit Blanche Toronto é uma produção da Prefeitura de Toronto, em colaboração com a comunidade artística local, que ilumina a cidade desde 2006. Por fim, além de proporcionar uma noite de experiências artísticas memoráveis, o evento também contribui significativamente para a economia da cidade, gerando um impacto econômico que ultrapassa os US$ 489 milhões.
Foto do destaque: divulgação
Veja também: Em Toronto, Nuit Blanche tem atividades artísticas a noite toda