Ícone do site Travelpedia

O charme da Costa Central da Califórnia

A Califórnia tem muitos destinos icônicos e prestigiados como é o caso das cidades de São Francisco, San Diego e, claro, Los Angeles porta de entrada para a Costa Oeste dos Estados Unidos. De grande extensão e dona de uma geografia diversa, a Califórnia guarda boas surpresas. É justamente o caso da Costa Central. 🙂

E, apesar de já ser conhecida, principalmente por quem faz a viagem pela famosa e icônica estrada Highway 1, a área tem ganhado cada vez mais visibilidade. Foi inclusive selecionada como um dos melhores lugares para se visitar em 2020 pela conceituada revista Travel+Leisure. Pena que o ano não foi o que imaginávamos…

Costa Central da Califórnia para se encantar

© VisitCalifornia

Então comece explorando pela Península de Monterey. Envolvida pelo Pacífico por três lados, oferece ao mesmo tempo praias com fortes ventos e enseadas tranquilas,. Assim como restaurantes finos e casuais, além de história antiga e arte pós-moderna.

Quem assistiu a série de sucesso da HBO, “Big Little Lies” estrelada por Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern, Shailene Woodley, Zoë Kravitz e, na segunda temporada, ninguém menos que Meryl Streep irá reconhecer o panorama.

Em Monterey um dos destaques é o aquário eleito por diversas vezes o melhor dos EUA. Se trata do Monterey Bay Aquarium, instalado em um antiga fábrica de sardinhas, conta com tanques de paredes altas de vidro, proporciona a sensação de estar realmente debaixo do mar. Um tour pelos bastidores explica melhor a história do aquário.

© Arnaud Muller via site do VisitUSA

São mais de 35 mil tipos de animais e plantas, representando cerca de 550 espécies, entre elas um grande número de espécies nativas da Califórnia. Também conta com uma série de atividades especiais, incluindo programas de mergulho júnior, festas do pijama e passeios românticos personalizados. Dica: para evitar filas, garanta seu ingresso pela internet.

Carmel-by-the-Sea, cidade vizinha, conhecida popularmente por Carmel, é a escolha ideal para quem está em busca de conforto e elegância. Além de abrigar incríveis resorts, é repleto de opções gastronômicas e de lojas com produtos locais e únicos.

E, vale dizer que, ambos os destinos já foram abordados aqui no TRAVELPEDIA, com dicas da nossa colunista Mundo da Gi. Para quem perdeu, é só clicar aqui!

Um trajeto para nunca esquecer

© Big Sur Adventures E-bike Tours/ Lisa Corson via VisitCalifornia

Vale ressaltar que, o trajeto entre Monterey e Carmel pode ser feito de carro, bike ou a pé pela 17-Mile Drive ou Estrada das 17 milhas, extensão entre Pacific Grove e Pebble Beach. Se trata de um trecho fechado de rodovia com muitos mirantes para observação da paisagem. É também o endereço do famoso campo de golfe de Pebble Beach.

E, entre o céu e o mar, há a bela − e memorável − região de Big Sur, não é em vão conhecida como o trecho mais cênico da clássica Highway 1. Aliás, a rota é parada obrigatória para fotos. Com sequoias e orla enfeitada por neblina, esta extensão de aproximadamente 90 km entre Carmel-by-the-Sea e Castelo Hearst não possui limites específicos tampouco núcleo urbano, te levando a um fascínio mágico.

Há diversas oportunidades para realizar paradas estratégicas em mirantes, como a Bixby Bridge. Também há opções de hospedagem e gastronomia, como o luxuoso Post Ranch Inn, que oferece aos hóspedes uma experiência de relaxamento e imersão na natureza. Enquanto que, para os mais aventureiros, interessados em uma experiência mais imersiva, há inúmeras opções de locais para acampar. É o caso de Big Sur Campground, Fernwood Resort, Riverside Campground, e Pfeiffer Big Sur State Park.

Califórnia nunca é demais

© Sama Sama Kitchen/ Lisa Corson via VisitCalifornia

Igualmente interessante, como as demais, temos Santa Barbara. Conhecida como Riviera Americana, pelo estilo de arquitetura europeu, com flores no telhado das casinhas brancas, e pelas pequenas ruas charmosas, é apinhada de lojas e restaurantes para todos os gostos. Como o The Lark e o Sama Sama, reconhecidos pelo Guia Michelin. E, no bairro Funk Zone, existe uma variedade de cervejarias e salas de degustação de vinhos. Nós também abordamos o destino na coluna Mundo da Gi. Confira aqui!

Ainda na Costa Central existem cidades um pouco menores, mas igualmente charmosas.  É o caso de San Luis Obispo, por exemplo, cheia de vida e que já foi eleita a mais feliz dos EUA. E, no mesmo condado, outros municípios, como Cambria, um pequeno vilarejo à beira-mar com apenas 6 mil habitantes, chamam atenção pelas praias e paisagens formadas por florestas de pinheiros.

© Paso Robles – Sensorio / Bruce Munro via VisitCalifornia

Na Costa Central você também irá encontrar muitas regiões vinícolas, como Santa Ynez Valley e Paso Robles. Aliás, essa última tem se destacado entre os turistas por uma incrível instalação artística. A Sensorio é um enorme campo de luzes com a assinatura do artista plástico Bruce Munro.

E aí, já deu vontade fazer as malas e partir para a Califórnia?

Foto do destaque: Pixabay

MAIS SOBRE A CALIFÓRNIA:

Sair da versão mobile