Ícone do site Travelpedia

O distrito histórico Martin Luther King Jr em Atlanta

Um garoto que cresceu numa época de segregação. Um sonhador que o destino transformou em um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis. Eis Martin Luther King Jr! O Nobel da Paz pode ter tido um sonho e feito seu mais conhecido discurso em Washington, ter sido assassinado em Memphis, mas foi em Atlanta, na Geórgia, que nasceu, cresceu e foi enterrado. E um tour pela região conhecida como Sweet Auburn, no bairro histórico da cidade, mostra importantes locais da vida do famoso ativista que pregou a não violência e amor ao próximo.

Através do Martin Luther King Jr National Historic Site pela Avenida Auburn, é possível visitar a casa em que Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929, e onde passou sua infância. Pela residência, que agora virou um museu, um guia narra sua trajetória enquanto passa pelos cômodos. A visitação é gratuita e diária, das 10h às 17h (um tour por hora, exceto entre junho e agosto quando ocorrem a cada 30 minutos). Limitado a 15 pessoas, a recomendação é chegar cedo para garantir um lugar. E a ressalva: fotos não são permitidas dentro da casa!

O tour também passa pela Igreja Batista Ebenezer onde ele e seu pai – ambos pastores – pregavam. Foi nela que Martin Luther King Jr iniciou sua trajetória de pregações e ativismo. Inclusive dá para ouvir alguns dos sermões. Bem como o famoso discurso “I Have a Dream”. Restaurada em 2001, mantém aspectos da época em que era usada pela família.

E ainda na Avenida Auburn, no número 449, está o Martin Luther King Center, que além de museus com diversas exposições sobre seu legado, abriga os túmulos de Luther King e da esposa Coretta. Este talvez seja o local ideal para começar o passeio. Lá, no centro de visitantes, você pega mapa e faz inscrição para a visitar a casa da família King.

A região não é muito extensa, então pode ser facilmente explorada a pé, mas há passeios através de carrinhos elétricos bem divertidos, e foi esta minha opção. Cabem cinco pessoas por veículo, e o condutor além de dirigir, também serve de guia. A empresa ATL-Cruzers, também tem passeios guiados com segways. Além do distrito histórico, o tour também passa pela área ao redor, que se segue preservada e abriga casas do século 19 e do início do século 20. As belas ruas arborizadas e os antigos prédios de tijolos proporcionam ótimos registros.

.

Quer saber mais sobre Atlanta? Clique aqui!

.

Fotos: Commons

Sair da versão mobile