A estação mais quente do ano é uma das melhores épocas para conhecer o Alentejo, em Portugal, pois toda sua riqueza natural ganha ainda mais destaque. Suas belezas vão além dos vinhedos e planícies que tanto fascinam seus visitantes do interior até a costa. Saborear um bom vinho alentejano junto com as delícias típicas de sua deliciosa gastronomia é uma experiência que merece ser vivida. Então que tal um roteiro pelo litoral alentejano, conhecendo locais paradisíacos com areias douradas e paisagens que são verdadeiros cenários cinematográficos?
Comece o tour por um dos mais extensos areais de Portugal, a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia. Para chegar, o viajante pode pegar o ferry boat em Setúbal. O transporte também leva carros em um trajeto de 1h, em que já é possível admirar a paisagem. Aproveite a visita para conhecer o rico patrimônio histórico como as ruínas romanas, local com mais de 2 mil anos de história situado em um espaço abençoado pela natureza. Tróia também conta com atrações como a observação de golfinhos na reserva Natural do Estuário do Sado, um verdadeiro paraíso natural.
A próxima parada une tranquilidade para crianças e águas agitadas para esportistas. A pouco mais de 30 minutos da Praia do Carvalhal, está a encantadora Lagoa de Santo André, uma enorme reserva de água salgada situada literalmente ao lado do oceano, perfeita para levar os pequenos. Seguindo a costa por apenas 20 minutos fica a simpática cidade de Sines, que abriga um museu que conta a história do navegador Vasco da Gama, com artefatos de toda a história do povoado e que levam os visitantes para uma verdadeira viagem no tempo.
Seguindo viagem rumo ao sul, a sugestão é conhecer Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo. A poucos minutos de Milfontes, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o oceano, conta com diversas pequenas praias. Há boas opções para praticantes de surfe e bodyboard, com águas mais agitadas e muito concorridas por seus festivais durante o verão europeu.
Para mais informações, visite: turismodoalentejo.com.br
Fotos: divulgação