Depois de fazer sucesso em Lisboa, com o nome de The Sweet Art Museum e 3 meses de lotação esgotada, a colorida e irreverente exposição tem, desde o último dia 20 de junho, até 18 de agosto, sua primeira edição brasileira em São Paulo. E, então em setembro, segue rumo ao Rio de Janeiro.
Com o tema “Diga Sim à Felicidade!”, o Museu convida o público a vivenciar os 15 ambientes-instalações de uma casa de dois andares no Jardim América, repleta de doces em grande escala, como se o mundo fosse feito de confeitos.
“É um espaço paralelo à realidade, uma chamada a momentos únicos de diversão e felicidade, com experiências que remetem ao imaginário de brincadeira e de gostosura que todo mundo traz da infância consigo. Quem nunca pensou em entrar em um lugar cheio de doces?”, diz Carla Santos, idealizadora do Museu Mais Doce do Mundo.
Digital e Instagramável
O espaço não é para comilança, mas para diversões. “Não é um museu de doces, e sim um museu doce”, complementa. A cenografia pensada nos mínimos detalhes não deixa dúvida sobre a intenção. Com novidades em relação à edição portuguesa, as instalações foram planejadas para despertar as memórias afetivas por meio das cores, cheiros, tatos e gostos. Para quem ama comer doces, haverá momentos de degustação.
Tudo foi pensado para ser o espaço mais instagramável, doce e feliz do país. “Todas as experiências podem ser filmadas e fotografadas, em cenários muito divertidos, para que o público compartilhe suas brincadeiras com quem quiser”, destaca Luzia Canepa, diretora da empresa Aúna, que traz o projeto para o Brasil. “É impossível não sair de lá feliz”, provoca.
As imagens desse universo de sonhos, doces e cores podem ser acompanhadas através das hashtags #digasimafelicidade e #omuseumaisdocedomundo . E, no decorrer da experiência, além de doces, os visitantes serão surpreendidos com conteúdos de realidade aumentada via o aplicativo do Museu.
O visitante compra o ingresso com a hora marcada. O roteiro, de 1 hora de duração, será feito em grupos de até 20 pessoas. E, a cada ingresso vendido, o Museu doará R$ 0,50 para a instituição Renovatio, que ajuda crianças e adolescentes a enxergar melhor o mundo, promovendo exames de vista e doação de óculos de grau. A ideia é que, com a doação sejam atendidas pelo menos 400 pessoas.