Um dos personagens mais queridinhos dos desenhos animados, e por diferentes gerações, Pernalonga está de parabéns este mês. São 80 anos de história! Uma estrela reconhecida internacionalmente, e amado por milhões de fãs de todas as idades. Sua primeira aparição foi em 27 de julho de 1940, no curta animado “O Coelho Selvagem”, ao lado de Hortelino.
Foi quando ele demonstrou que, para estar no auge, é preciso ter uma astúcia afiada e um senso de humor ímpar. Rapidamente se tornou um símbolo da Warner Bros. Bem como uma estrela de Looney Tunes. Numa época em que os desenhos animados eram caracterizados por suas histórias inofensivas, Pernalonga redefinia o humor com sua perspicácia e suas artimanhas. Um verdadeiro ícone da cultura POP.
Que inclusive já dividiu a tela até com a lenda da NBA, Michael Jordan, no clássico filme “Space Jam: O Jogo do Século” de 1996. Aliás, contará com uma continuação, ano que vem, agora com ninguém menos que o astro da atualidade: LeBron James em “Space Jam: Um Novo Legado”.
Assim sendo, é nítido que a influência do simpático e perspicaz orelhudo, bem como suas histórias e aventuras continuam a alegrar os fãs e cativar novos públicos. Pernalonga sempre supera e surpreende a todos. Claro, graças à sua autoconfiança.
Você sabia?
- A princípio foi chamado de Happy Rabbit, antes de ser renomeado como Bugs Bunny (em inglês) em homenagem ao seu escritor original, Ben “Bugs” Hardaway.
- Pernalonga mora no leste da cidade de Nova York. Em sua versão em inglês, o personagem tem um sotaque característico do Brooklyn.
- A personalidade e o jeito característico foram inspirados em grandes celebridades, como Charlie Chaplin, Groucho Marx, Clark Gable, entre outros.
- Entre seus talentos está cantar ópera, jogar beisebol e tocar piano.
- Depois de aparecer em 1943 vestido como um fuzileiro americano no episódio Super-Rabbit, Pernalonga foi nomeado um Sargento Honorário da Marinha.
- Pernalonga ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1985. Ele é o único personagem animado da Warner Bros. que tem uma.
- Em 1997 tornou-se o primeiro personagem de desenho animado a estampar um selo do sistema de correio dos EUA.
- Seus HQs foram publicadas por quase 50 anos, de 1943 a 1990.
- O Show do Pernalonga (The Bugs Bunny Show), que estreou no canal ABC em 1960, foi um clássico da TV Paga por mais de 40 anos.
- Os planos de Pernalonga, um impostor nato, só foram frustrados por quatro personagens em 80 anos.
- Pernalonga apareceu em, pelo menos, 175 curtas, mais do que qualquer outro personagem animado. Aliás, foi indicado para o Oscar três vezes e ganhou, em 1958, por Cavaleiro Pernalonga (Knighty Knight Bugs) com Eufrazino.
- Faz parte de parques temáticos em muitos países, incluindo o Warner Bros. World em Abu Dhabi, o maior parque indoor do mundo.
Maratonas animadas!
Para celebrar o responsável pelo bordão “o que é que há, velhinho?”, os canais Boomerang e o Cartoon Network vão relembrar os episódios mais emblemáticos ao lado de seus grandes amigos: Hortelino, Patolino, Frajola, Coiote, Papa-Léguas, Piu-Piu, Taz e Marvin, o Marciano. Assim sendo, um compilado diário das melhores histórias de Looney Tunes clássico e New Looney Tunes estão no Boomerang de segunda a domingo. No Cartoon Network, o especial de episódios vai ao ar do dia 24 a 27 de julho.
Além disso, as comemorações incluem uma página especial no site do Cartoon Network com jogos e clipes exclusivos. Bem como um desafio do CN Fan Art, incluindo um novo game do Pernalonga e sua aparição na mais recente aventura do CN Games: o CN Golf Stars. Por fim, mas não menos importante, Pernalonga vai dominar as redes sociais do Cartoon Network durante todo o mês.