Ícone do site Travelpedia

Inverno agitado em St. Moritz, na Suíça

Sleigh-riding on Muottas Muragl (2453 m) in the Upper Engadine, Canton Graubuenden. View of Celerina and St. Moritz. Endlich Ferien. Ihre Schweiz. Schlitteln auf Muottas Muragl (2453 m) im Oberengadin, Kanton Graubuenden. Blick auf Celerina und St. Moritz. Enfin les vacances. A vous la Suisse. Partie de luge a Muottas Muragl (2453 m) dans la Haute-Engadine, canton des Grisons. Vue sur Celerina et St-Moritz. Copyright by Switzerland Tourism By-line: swiss-image.ch/Christof Sonderegger

Berço do turismo de inverno alpino, St. Moritz é um dos destinos suíços mais procurados para a prática de esqui e snowboard. Não à toa, já recebeu duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno. Ao longo de toda a temporada, o destino sedia eventos como competições de polo e festivais de gastronomia com a presença de premiados chefs internacionais, incluindo uma brasileira. Passeios pelas lojas de grifes internacionais e festas exclusivas em casas noturnas completam a experiência.

Neste mês de janeiro, St. Moritz já recebeu os “Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Lausanne”, o segundo maior evento multiesportivo de inverno. O mês termina com três Copas do Mundo, uma de Polo na Neve, entre hoje 24, e domingo 26, sendo o torneio da categoria que oferece o maior prêmio em dinheiro, e duas de Bobsled e Skeleton, a primeira com atletas paralímpicos em 24 e 25, e a segunda na mais antiga pista do mundo, e a única com gelo natural, de 31 a 2 de fevereiro.

Mais competições tradicionais ocorre em fevereiro. A mais antiga do mundo envolvendo esportes de inverno é a “Cresta Run: Grand National”, que teve a sua primeira edição em 1885, quando introduziram pela primeira vez a modalidade “Cresta”, precursora do Skeleton. Neste ano, está marcada para o dia 15.

No lago St. Moritz congelado, uma das mais esperadas é a glamorosa corrida de cavalos, de 2 a 16, que atrai em média 30 mil pessoas para assistir os jóqueis profissionais correndo sobre a neve. As partidas de críquete também ganharam notoriedade, reunindo jogadores vindos da Índia, Paquistão e Reino Unido entre 13 e 15.

Há também eventos para toda a família. Neste ano, no dia 29 de fevereiro, será a primeira edição do “The ICE”, que combina a apreciação das paisagens ao entorno do lago congelado a uma exposição de carros vintage, clássicos e esportivos.

O “Gourmet Festival”, de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, é a opção certa para os que apreciam a alta gastronomia. Além de poder acompanhar a competição entre chefs de mais de 30 países, incluindo a brasileira Bel Coelho, os visitantes têm a possibilidade de degustar champanhes e vinhos de primeira classe. O “SunIce Festival” encerra a temporada com shows de DJs mundialmente famosos entre 13 e 14 de março.

Mas caso os eventos não atraiam o turista, o entretenimento está garantido durante passeios pelas sofisticadas lojas de grifes internacionais e boutiques espalhadas por toda a região alpina. De Armani a Gucci, muitas delas contam com coleções exclusivas.

Quando a noite cai, restaurantes, bares e casas noturnas ganham destaque. Não é difícil encontrar celebridades nos locais. Ao buscar uma atmosfera mais tranquila, o Balthazar bar é uma ótima opção, celebrando a inovadora cozinha italiana. Se a ideia for curtir uma festa exclusiva, em uma atmosfera íntima e com música pela madrugada, o Dracula Club atende as expectativas.

Mais informações sobre St. Moritz: stmoritz.com/en/
Fotos: Switzerland Tourism
Sair da versão mobile