De cara é possível perceber que as pessoas estão planejando a sua viagem cada vez mais cedo. Em 2017, a maioria dos alunos que visitaram o Salão do Estudante era de ensino superior. Já em setembro de 2018, notou-se que a maior parte do público era formada por representantes do ensino médio. Neste ano, a 24ª edição ocorre este mês de março, em sete capitais, e deve receber mais de 30 mil pessoas.
Os países que marcarão presença neste encontro serão: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça e Suécia.
Em amostra realizada com mais de 35 mil pessoas, outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores, foi a grande procura pelo curso de línguas e também o estudo no high school – correspondente ao nosso ensino médio. Segundo o estudo, o interesse pelos cursos de graduação cresce anualmente, o que ficou bem claro com a faixa etária dos interessados em fazer intercâmbio: entre 17 e 22 anos.
Os cursos e países mais procurados
Há um aumento na procura por cursos focados em carreiras e que oferecem diplomas e certificados. O destaque ficou para a área de Administração, que tomou o lugar da Engenharia no interesse dos visitantes da feira. No quesito preferência, o curso é seguido pelas especializações em Arte & Design, Marketing e Relações Públicas, respectivamente. Essas últimas informações não deixam dúvidas de que boa parte dessas pessoas tem foco na carreira e está buscando se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Ranking dos países – Quando se trata dos países mais desejados pelos brasileiros, os Estados Unidos ainda aparecem no topo da lista, seguido pelo Canadá, que teve uma queda de 2017 para 2018. Portugal, por sua vez, passou de quinto para terceiro colocado em um ano, deixando países como Austrália e Reino Unido para trás. O que, entre outras coisas, dá-se pelo fato do país ser uma boa opção para aqueles que não falam outra língua.
A Austrália figura em quarto e a Irlanda em quinto na lista e os dois se destacam pelo fato de aceitarem programas de trabalho e estudo, mas há uma diferença: enquanto na Irlanda a pessoa pode trabalhar durante um curso de idioma, a Austrália determina que apenas aqueles matriculados em graduação e pós-graduação tem a permissão de trabalhar. No quesito línguas, o inglês ainda é o mais procurado, seguido pelo espanhol e francês. Durante o ano, foi possível perceber uma concorrência entre italiano e alemão pelo quarto lugar.
Salão do Estudante: o evento
O Salão do Estudante tem o know-how para fazer esse tipo de estudo. Isso porque trata-se de uma enorme feira que concentra representantes de reconhecidas universidades, faculdades, high school e escolas de idiomas de 20 países diferentes, assim como as melhores agências de intercâmbio do Brasil. E para comemorar os 24 anos do evento, que acontece em 2019, a organização preparou algumas surpresas para os visitantes.
Os Estados Unidos foram escolhidos como país de honra, o que significa que haverá um pavilhão especial com dezenas de instituições americanas e a presença de representantes da Embaixada Americana orientando os participantes em relação ao visto da viagem. Um pavilhão inteiro será dedicado ao universo estudantil americano, com mais de 50 instituições representadas, além de seminários especiais voltados sobre como é estudar nos EUA e tirar o visto.
ExpoPós: área especial de Graduação e Pós-Graduação – A ExpoPós, pavilhão dentro da feira destinado a opções de graduação e pós-graduação no exterior, oferece todo tipo de especialização no exterior, como pós-graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado aos profissionais que procuram um diferencial no currículo ou uma carreira internacional. Serão acolhidas todas as áreas de especialização, tais como Negócios (Administração e Economia), Engenharia e Ciências Aplicadas, Comunicação e Ciências Sociais e Ciências da Saúde e Medicina, em diversos países. O pavilhão é uma ótima oportunidade para quem deseja ter uma experiência de sucesso estudando fora do Brasil, além de adicionar um valioso diferencial ao futuro profissional.
Portugal traz mais de 40 instituições – Nos últimos 5 anos, Portugal teve um crescimento significativo no número de estudantes brasileiros a procura de graduação e pós-graduação. Por isso, cerca de 40 instituições portuguesas, dentre elas institutos politécnicos, universidades privadas e públicas, virão ao país participar do Salão do Estudante. Além da maioria das instituições aceitar as notas do ENEM como processo seletivo para o ingresso no sistema de ensino superior no país, esse crescimento também é devido ao valor dos cursos, mais baratos quando comparados aos do Brasil.
Instituições governamentais – Também estarão presentes órgãos oficiais de governos, que representam outras centenas de universidades, como a Education USA, do Governo norte-americano, a Campus France, do Governo francês, o Study in Sweden, do Governo Sueco, o Instituto Nacional de Promoción Turistica, da Argentina e o Study in Japan, do Japão. O British Council, do Reino Unido, informará sobre o IELTS, exame internacional oficial de inglês, altamente reconhecido pelas principais universidades internacionais.
Para participar do evento é preciso se registrar por meio do site.