Ícone do site Travelpedia

Observatório em Angra dos Reis é atração fora da rota turística

Considerada a “Capital da Energia Nuclear” no país, Angra dos Reis abriga as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2. Além disso, conta com um Observatório com visitação gratuita.

Entretanto, quando se pensa em Angra dos Reis, o que vem em mente são as praias e o visual deslumbrante da cidade localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Mas o destino não vive somente de praia e sol.

Assim, a 100 metros do complexo nuclear, fica o Observatório Nuclear (ON), centro de visitação da empresa, localizado às margens da Rodovia Rio-Santos. Trata-se de um espaço moderno e interativo que proporciona informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares. Além disso, conta a história da energia nuclear no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança, de modo a proteger os trabalhadores da companhia, a população e o meio ambiente.

Em 2022, cerca de 50 mil pessoas visitaram o ON. Marca que superou a meta estipulada para o ano e representou um novo recorde para o espaço. A expectativa para 2023 é ampliar ainda mais esse número com a construção de uma varanda panorâmica, um espaço com cafeteria, lojas de souvenires e um local para comercialização de artesanato de comunidades tradicionais.

Diversão com informação

Em todo o mundo, a desinformação sobre a operação e a segurança das usinas nucleares alimenta mitos sobre o assunto. Assim, desde a implantação da central nuclear de Angra, a Eletronuclear adotou uma política de transparência e esclarecimento da sociedade, materializada no Observatório. Essa é uma ótima atração turística para levar a família e se divertir.

O ON também conta com um programa de visitação técnica à central nuclear. É oferecido para entidades profissionais e de ensino, com grupos de 15 a 45 pessoas.

Trilha Porã reabre para visitantes em fevereiro

A Eletronuclear reabre para visitação em fevereiro a Trilha Porã. O espaço de preservação da fauna e flora é mantido pela empresa. Além disso, uma das novidades para 2023 é a criação de uma área para estacionamento. Assim, oferecendo mais conforto e segurança para os visitantes. O local fica situado na Rodovia Rio-Santos, em Praia Brava, a cerca de 2 km da central nuclear.

Portanto, além da conservação, o intuito é promover educação ambiental, pesquisa científica e recreação. A trilha recebe todos os anos a visita de milhares de estudantes.

Inaugurada em 2005, seu nome é de origem indígena, significando “aquilo que tem beleza”. Porém, antes de abrir a trilha para visitação, a Eletronuclear realizou um levantamento das espécies endêmicas da região. Desse modo, apurou informações e curiosidades sobre as plantas e animais presentes no local.

Por fim, o material está disponível para o público por meio de placas espalhadas pelo espaço. Além disso, a sede administrativa recebeu painéis interativos com mais conteúdo para que os visitantes e os professores e suas turmas possam se preparar antes da caminhada.

Serviço

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Pet friendly: sim
Acessibilidade: sim
Ingresso: grátis
Programa de visitação técnica: agendamento tels. (24) 3362-9063 | 3362-9770.
Informações: tel. (24) 3362-9063.

Fotos: Eletronuclear/divulgação

Veja também: Easy Travel Shop – ETS aposta em experiências a céu aberto.

 

Sair da versão mobile