O mundo está em constante transformação e a forma de viajar, também. Acompanhando esse contexto de movimentação e inovação, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apresenta o Olhar Braztoa 2023, conteúdo realizado em parceria com a Sprint Dados, que, a partir deste ano, integrará todas as edições do Anuário Braztoa com lançamento prévio aos dados gerais de mercado.
O Olhar Braztoa 2023 mostra quais experiências turísticas estão em alta e o que as pessoas estão procurando quando o assunto é viagem. Além disso, aponta os nichos que devem se destacar em vendas e preferência do público.
O objetivo do estudo é trazer respostas a partir de aspectos da realidade das operadoras associadas Braztoa. Ou seja, com foco no consumo de viagens do brasileiro, independente das tendências internacionais, potencializando essa expertise.
Portanto, veja o que os especialistas em viagem estão fazendo. Então, confira a seguir, onde está o Olhar Braztoa 2023:
Experiências coletivas
Identifica-se uma crescente das viagens em grupos que tenham interesses semelhantes e que queiram vivenciá-los em conjunto. Como, por exemplo, as mulheres 60+. Os impactos positivos dessas experiências são múltiplos. Para o consumidor, que tem uma viagem mais em conta e pode vivenciar momentos especiais. Que só são possíveis quando feitas em grupo. Já o operador ganha agilidade e maior rentabilidade no serviço prestado. Por fim, para o mercado, com a recuperação dos negócios.
Vivências imersivas
Não basta visitar. As pessoas querem fazer parte, mergulhar fundo em tudo que o destino e a comunidade local podem oferecer. Sabe aquela curadoria única e personalizada, que transforma desejos (alguns, inclusive, que os viajantes nem sabiam que existiam) na realidade? O roteiro dos sonhos se torna possível com o fator surpresa, que é especialidade do operador.
Público maduro
Atenção aos detalhes, necessidades e desejos. Esses são itens essenciais na curadoria das viagens para o público maduro, afinal, o acúmulo de experiências ao longo da vida eleva o grau de exigência. As operadoras estão preparadas para superar as expectativas dessa importante fatia do mercado. Em 2050, o número de pessoas maduras ultrapassará o de 15 a 24 anos, e um em cada seis indivíduos terá mais de 65 anos.
Viagem em família
As viagens em família ganharam um papel que vai muito além de um simples roteiro. Elas se tornaram verdadeiras oportunidades de criar memórias e viver momentos de total conexão com as pessoas amadas. Além disso, destaca-se o investimento dos pais para os filhos realizarem a viagem dos sonhos em grupos acompanhados por guias, quando não é possível para toda a família.
Conforto e descanso
Mesmo com o retorno das rotinas, identifica-se o desejo de afastar-se do celular e da tecnologia, o chamado detox digital. Destacam-se as experiências mais exclusivas, muitas vezes em hotéis mais simples, mas com bastante conforto e serviços diferenciados. A curadoria da operadora é focada em encontrar o equilíbrio entre isolamento e estruturas que ofereçam facilidades e bem-estar, já que as pessoas desejam se afastar do celular, mas se sentem mais seguras se houver wi-fi e bom sinal de telefone disponível no local.
Viagens mais responsáveis
Os consumidores cada vez mais desejam viagens responsáveis, que vão além de não causar impactos negativos nos destinos visitados, mas que gerem bem-estar e desenvolvimento local. Os operadores estão atentos a este cenário e têm colocado em prática seu papel de formador de opinião e especialista, liderando a curadoria ideal para a experiência perfeita, também neste sentido.
Experiências personalizadas
Os viajantes têm interesse em agregar cada vez mais valor às suas experiências, buscando produtos de acordo com os seus estilos e preferências de viagem, exigindo uma personalização cada vez maior. Todos esses itens estão naturalmente presentes no trabalho das operadoras, que têm como base algo único e intransferível: sua vasta bagagem de vivências e conhecimento especializado adquirido na prática.
Viagens o ano todo
Muitos destinos estão buscando um novo olhar para a sazonalidade, realizando eventos e festividades em datas esparsas, criando novas opções de viagens e um calendário mais rico de ofertas. Mesmo diante de um ano com muitos feriados prolongados, os especialistas apontam que o volume de viagens fora das temporadas deve aumentar. Fatores como a flexibilidade do trabalho híbrido ou home-office e as possibilidades de preços mais atrativos são grandes motivadores.
Viagem como prioridade
Todo mundo quer viajar. O turismo se tornou prioridade e passou a integrar a cesta de consumo do brasileiro, competindo com uma reforma na casa ou a troca de um carro, por exemplo. Para driblar oscilações de preços e democratizar a viagem, os operadores de turismo dispõem de facilidades como parcelamento de pagamento e mais força para negociar condições especiais para seus clientes. Além disso, a curadoria já começa na antecedência da aquisição e na vasta gama de opções de serviços que compõem um roteiro, quesitos que têm forte impacto no valor final da compra.
Anuário Braztoa
Para facilitar a visualização, o Anuário Braztoa, que é 100% digital, ganhou espaço exclusivo no site da Braztoa, com uma versão mais interativa e navegação intuitiva, além da possibilidade de fazer o download completo do conteúdo ou por temas. Por fim, o estudo Olhar Braztoa 2023 está disponível no site da Braztoa.
Foto do destaque: Jack Douglas/Unsplash
Veja também: Livro presenta o turismo para leigos e curiosos