Instalada no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, a Casa México é o endereço oficial do país durante os Jogos Olímpicos. Com uma localização privilegiada dentro do chamado Corredor Cultural dos Jogos Olímpicos, na parte central e revitalizada da cidade, deverá atrair muitos torcedores, seja para acompanhar os jogos, conhecer mais a cultura, comemorar as vitórias com os atletas mexicanos ou ver uma das três exposições que estão em cartaz no museu e fazem parte da ação.
São elas: “A Magia do Sorriso”, mostra arqueológica, que permanecerá em exibição até 2/10, “América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016”, exposição que retrata o design gráfico aplicado no México 1968 e a dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que fica aberta ao público até 18/09. E, “Frida e Eu”, exposição audiovisual sobre a artista mexicana. Com diversas propostas interativas, promete fazer a alegria das crianças que visitaremo espaço. A exibição fica em cartaz até 2/10.
A Casa México também sediará alguns eventos privados promovidos pelo Comitê Olímpico do país, tais como reuniões de integração, comemoração de medalhas e conferências de imprensa. Mas o local promete ser o ponto de encontro dos torcedores no centro do Rio, já que terá um amplo espaço de convivência nos jardins do Museu Histórico Nacional, no qual haverá transmissões ao vivo das competições.
Como quem pensa em México automaticamente pensa em férias, uma área foi desenvolvida para mostrar o potencial turístico do país e tirar as dúvidas das pessoas que ali passarem. Todo o espaço será decorado com artesanatos mexicanos, que resgatam a rica cultura do país.
A abertura oficial da Casa México será nesta quarta-feira, dia 3/08, e contará com a apresentação especial do grupo Danza del Venado, uma herança artística e cerimonial dos povos indígenas que habitam a região norte do México.
Serviço:
De terça a sexta-feira das 10h ãs 17h30; sábado e domingo das 14h às 18h.
Entrada gratuita para os espaços de convivência.