Ícone do site Travelpedia

Olivoturismo: onde degustar os melhores azeites do Alentejo

No Alentejo – maior região de Portugal – o azeite é um ingrediente essencial na culinária local. E todos os viajantes acabam provando-o nas refeições. Mas além de experimentar os pratos típicos alentejanos preparados com azeite ou ver as paisagens marcadas pelos olivais, os turistas também podem aproveitar diversas atrações e atividades alusivas a esta iguaria. É o chamado olivoturismo.

O azeite de oliva português está entre os melhores do mundo. O país produz em média 140 milhões de litros de azeite por ano e o Alentejo é responsável por 90% de todo “ouro líquido” produzido no país. Frutado e suave, complexo e harmonioso, o azeite alentejano tem todas as qualidades que o posicionam entre os melhores.

Entre as atividades mais comuns do olivoturismo estão as visitas às herdades produtoras, nas quais os viajantes são acompanhados por um guia em todas as fases de produção desde o plantio e a colheita até o lagar, onde a azeitona é prensada. Em algumas herdades é possível acompanhar essa atividade, além de participar de degustações dos azeites e aprender as diferenças entre cada um deles.

Herdade do Esporão

Olival na Herdade do Esporão (Foto: Turismo do Alentejo/divulgação)

Grande produtor de azeite do Alentejo, a Herdade do Esporão tem oliveiras que se espalham enfileiradas por toda propriedade. Por lá são produzidos mais de 1 milhão de litros da iguaria por ano. Além da plantação de oliveiras, os turistas também podem visitar o local onde ficam os maquinários que preparam o azeite.

Lagar Museu Melara Picado Nunes

Oliveiras do Museu Melara Picado Nunes (Foto: Turismo do Alentejo/divulgação)

E para aqueles que querem viajar pelas raízes do saber alentejano de extrair o bom sabor da azeitona, é possível vivenciar experiências únicas no Lagar Museu Melara Picado Nunes. Localizado na aldeia de Galegos, em Marvão, o local oferece uma visita guiada que conta a história de uma família produtora e do azeite de Marvão, com direito a visita a um olival, a um lagar antigo e a um lagar em funcionamento, além de uma degustação de azeites.

Outra opção do olivoturismo é relaxar em um dos incríveis spas que utilizam o azeite alentejano em terapias exclusivas. Devido ao seu alto teor de ômegas e vitaminas A e E, os tratamentos com o azeite alentejano são extremamente benéficos para o corpo. Os visitantes podem encontrar esse tipo de tratamento no Convento do Espinheiro, em Évora.

Praias intocadas e monumentos

Templo romano em Évora (Foto: Turismo do Alentejo/divulgação)

Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, o Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Veja também algumas curiosidades sobre o Alentejo.

Foto do destaque: Azeite Castelo de Marvão  (Turismo do Alentejo/divulgação)
Sair da versão mobile