Para quem viaja muito a alternativa mais inteligente é ser associado aos programas de fidelidade das companhias aéreas. Neles, os passageiros ganham milhas em seu programa sempre que viajar em voos e tarifas qualificadas. Porém, a dúvida é sempre a mesma: como fazer quando for viajar com duas ou mais companhias aéreas diferentes?
Neste caso, o ideal é estar atento se as empresas fazem parte de uma aliança aérea. No caso da Oneworld, os passageiros que estiverem nos programas Topbonus da Airberlin do AAdvantage da American Airlines, do Executive Club da British Airways, do Marco Polo Club da Cathay Pacific, do Finnair Plus, JAL Mileage Bank, Iberia Plus, LANPASS, TAM Fidelidade, Malaysia Airlines Enrich, Qantas Frequent Flyer, Qatar Airways Privlege Club, Royal Jordanian Royal Plus, S7 Priority ou SriLankan FlySmiLes, têm prêmios e privilégios que são estendidos para toda a aliança, ou seja, é possível usar as milhas para cerca de mil destinos em todo o mundo.
Entre os benefícios estão acesso ao check-in preferencial para a classe executiva, assento preferencial ou reservado com antecedência, lista de espera preferencial, acesso a mais de 650 salas Vips para classe executiva, embarque preferencial, limite de bagagem adicional, entrega de bagagem preferencial, passagem rápida em inspeções de segurança, acesso ao check-in preferencial de primeira classe e acesso as salas Vips de primeira classe. Porém, os benefícios podem variar de acordo com o status do cartão.
Os passageiros devem sempre checar o número de milhas ou pontos necessários no programa de passageiros frequentes da sua companhia aérea, pois as milhas ou pontos necessários podem variar. O número de milhas ou pontos resgatados também podem mudar dependendo da distância e da classe de serviço da viagem. Os benefícios também estão sujeitos às regras e alterações da empresa responsável por operar o voo.