Saúde, sabor e frescor. Essa é a proposta da quarta edição do Organic Food Fest, que será realizada de 5 a 19 de junho, em 30 restaurantes de São Paulo e em dez do Rio de Janeiro. O evento, que vai reunir mais de 120 receitas inéditas e sustentáveis, é o único festival gastronômico a base de orgânicos do Brasil e com a proposta de incentivar uma alimentação saudável e um consumo sustentável.
Para criar uma verdadeira opção sensorial e gustativa, os chefs precisarão criar um menu-degustação exclusivo em três tempos com, pelo menos, metade dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores. Os menus terão o preço fixo de R$ 55 ou R$ 88 (por pessoa), dependendo da escolha da casa.
A chef e apresentadora Bela Gil, uma das grandes estrelas nessa edição, preparou como opção de prato principal no almoço, a salada de painço, legumes com frango ao tucupi e salada verde.
Para ser orgânico, o produto não pode ter recebido adubo químico, agrotóxico, hormônio, antibiótico, insumo geneticamente modificado, radiação ou qualquer aditivo sintético. Na maioria dos casos, em edições anteriores, os chefs bateram as metas mínimas e conseguiram apresentar pratos de 80% a 100% orgânicos.
Alimentos orgânicos fazem bem à saúde por serem mais completos nutricionalmente, mais saborosos e ricos em minerais como ferro, selênio e potássio do que os convencionais. Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares também têm se beneficiado de dietas de origem orgânica. Eles são benéficos à saúde também de quem os produz e manipula, por não haver risco de intoxicação.
Informações: organicfoodfest.com.br
Fotos: Divulgação