É normal se sentir inseguro com a sua primeira experiência internacional. Há tantos lugares para conhecer que é difícil saber qual é a escolha certa. No geral, os melhores lugares para fazer intercâmbio pela primeira vez são os mais organizados, com estrutura para receber bem os intercambistas, além de ter uma cultura relativamente mais acolhedora.
Fizemos uma lista com quatro países que têm tudo para oferecer as melhores experiências durante seu intercâmbio. Vem ver:
Lisboa – Portugal
A cidade de Lisboa é um destino clássico para intercâmbios, graças às delícias culinárias da capital portuguesa, às agradáveis paisagens e, é claro, graças ao idioma.
Apesar de ter a língua portuguesa em comum, pode esquecer o medo de sentir que nem saiu do país. Além do sotaque diferente, a cultura brasileira e portuguesa têm grandes diferenças entre si, especialmente na forma que as pessoas se tratam.
Além disso, Lisboa não está nem perto de ser um dos destinos europeus mais caros. As opções de passagem aérea Rio de Janeiro-Lisboa, por exemplo, saem, em média, R$ 2,8 mil reais, ida e volta.
Dublin – Irlanda
Querendo aperfeiçoar o inglês, mas tem medo de ficar desamparado? Dublin, na Irlanda, é um dos melhores lugares para fazer intercâmbio pela primeira vez.
Há uma grande quantidade de brasileiros que viajam para a capital irlandesa, então não é difícil encontrar alguém que fale português. Se quiser, dá até para fazer amizade com um pessoal e curtir a badalação da cidade em grupo.
Dublin também costuma ser mais fria, mesmo durante o verão, então além da experiência cultural, você experimenta as vantagens e desvantagens de um novo clima (caso more em uma região predominantemente quente).
Madri – Espanha
Já se a sua paixão for a língua espanhola, a encantadora cidade de Madri, na Espanha, pode ser a escolha certa. A cidade é repleta de museus, parques e locais históricos para conhecer, além de ter uma vida noturna bem intensa e festeira. Ou seja: Madri tem experiências para todos os gostos e estados de espírito.
Na região, existem diversas empresas especializadas em intercâmbio, com bons planejamentos para acolher as dúvidas de intercambistas inexperientes, o que torna a viagem mais segura para quem não se sente confiante de curtir a cidade sem orientações de alguém mais experiente.
Toronto – Canadá
Receptivos com turistas, os moradores de Toronto estão habituados com intercambistas indo e voltando, especialmente por causa dos programas das universidades locais.
É uma cidade com invernos consideravelmente frios e verões quentes, com picos de temperatura até os 27ºC. A estação do ano que você escolher fazer o intercâmbio para a cidade irão determinar boa parte das suas experiências. No inverno, você pode se preparar para levar casacos grossos, tomar saborosos cafés com leite a maple e patinar no gelo. Já no verão, existem diversos passeios ao ar livre para fazer, incluindo belas trilhas como a Waterfront Trail.
Agora que você conheceu nossa lista de melhores lugares para fazer intercâmbio pela primeira vez, já escolheu a opção certa para você? Lembre-se de comprar passagem aérea e planejar sua estadia antecipadamente, para pagar os melhores valores e conferir o maior número de opções possível. Bom intercâmbio!