Ícone do site Travelpedia

Os benefícios de um intercâmbio

Intercâmbio traz maturidade? A resposta é sim! Viver um programa de estudos no exterior pode trazer muito mais benefícios do que se imagina. Afinal de contas, é preciso gerenciar as próprias responsabilidades e ter controle financeiro. Ou seja, vai muito além de apenas aprender um novo idioma e conhecer lugares diferentes.

Trata-se de uma experiência muito importante. Principalmente para o amadurecimento dos estudantes mais jovens. Para saber mais sobre o assunto, confira o depoimento da estudante Ana Braga, que, quando tinha 15 anos, fez intercâmbio de férias em Malibu, na Califórnia (EUA) com o STB − Student Travel Bureau.

Mais responsabilidades

Quando se está fora do seu país, não tem jeito. Ainda que exista contato diário com os familiares via telefone, e-mail, chamada de vídeo ou mensagens do WhatsApp, fora das telinhas do computador e do celular, é o estudante quem toma as decisões.

Ou seja, cumprir a rotina à risca para não perder nenhuma atividade do cronograma. Bem como se virar com o transporte público e economizar dinheiro são apenas algumas das responsabilidades do intercambista durante o período no exterior.

Ana Braga teve que se virar para administrar a vida finaceira. “Acredito que controlar o dinheiro foi um dos principais desafios do meu intercâmbio. Meus pais carregavam o meu cash passport uma vez por semana e eu tinha que me organizar com aquela quantidade.”, comentou.

Mudança na rotina

Já deu para entender que, no período de intercâmbio, aprender um novo idioma está longe de ser a maior novidade enfrentada pelos alunos, né?  É uma experiência única! “Você muda totalmente a rotina, sai da zona de conforto que está acostumado. Além de conhecer pessoas, culturas e lugares novos.”, afirmou Ana sobre os pontos positivos de passar uma temporada fora de casa.

Além do novo ambiente, incluindo casa e escola diferentes, o intercambista também passa a viver com pessoas que nunca conheceu. Isso sem contar o clima, os costumes e até a alimentação que dificilmente será igual. Isso permite uma imersão e perspectiva totalmente única. E, como consequência se amadurece muito durante o intercâmbio.

Lidar com a saudade

Outro aprendizado significativo durante o intercâmbio é com relação a tão temida saudade de casa. E por mais difícil que seja, não adianta fugir. Isso também é fundamental para o processo de amadurecimento.

É muito provável que, com a aprovação na faculdade, o estudante tenha que lidar com uma eventual mudança, muitas vezes de cidade ou até de país. Assim sendo, fazer um intercâmbio ainda na adolescência o prepara para esse momento.

Em contrapartida, durante o intercâmbio, pessoas dos quatro cantos do mundo se reúnem na mesma escola, na mesma sala de aula e até na mesma casa. Isso é muito bom. Pois, além de amenizar um pouco uma possível sensação de solidão, também força a interação com pessoas de diferentes culturas. O que por consequência favorece a melhoria das habilidades de comunicação, imprescindíveis para o mercado de trabalho e para inúmeras situações da vida.

Maturidade e crescimento pessoal

Uma das consequências das novas responsabilidades, da mudança na rotina e da inteligência emocional é o amadurecimento adquirido pelos estudantes que vivem uma experiência de intercâmbio. Segundo profissionais de psicologia, ter contato com desafios durante o período entre a infância e a vida adulta ajuda a formar um adulto mais seguro e com mais autonomia.

“Nunca tinha ficado tanto tempo tendo que me virar sozinha. Controlando meu dinheiro e organizando minha rotina. Com certeza, hoje, me sinto mais madura.”, afirmou Ana, que já está pensando em seu próximo intercâmbio. “Escolheria a França [para uma próxima viagem], gosto muito da língua e da cultura francesa.”, finalizou.

É hora de planejar um intercâmbio!

Amadurecimento, aprendizado e crescimento pessoal. A experiência de intercâmbio é gratificante e vale muito a pena. Só quem já passou por isso sabe. E diferentemente do que muitos pensam, ela é acessível, sim. Existem opções para todos os gostos e bolsos, atendendo a alunos de diferentes idades e necessidades. Sendo assim, que tal, quando a situação mundial melhorar, você cogitar está possibilidade? 😉

Foto:  Shutterstock
Sair da versão mobile