Ícone do site Travelpedia

Os encantos das Filipinas – Parte 1

Beauty landscape

Você pode não ter ouvido falar muito sobre as Filipinas, mas é questão de tempo. Mesmo nós, que fomos em abril de 2016, começamos a saber mais sobre o vasto arquipélago localizado no sudeste asiático três meses antes de ir. Por meio da nossa conta no Instagram, o De Carona na Viagem, tivemos acesso a inúmeros posts de lugares belíssimos e era sempre no mesmo país: Filipinas! Isso nos chamou a atenção de duas formas: que lugar é esse que guarda tanta beleza natural e por que só agora começamos a ver tanta foto dele? A resposta veio naturalmente. O resto do mundo começou a descobri-lo e como íamos para a Ásia decidimos investir nas pesquisas sobre esse fascinante destino. Não foi tarefa fácil, falta informação.

As Filipinas é formada por mais de 7 mil ilhas, com praias, cachoeiras, rios e lagoas com água verde esmerada e azul turquesa, além de uma densa fauna marinha e tantas outras belezas, que ironicamente se contrasta com a pobreza em algumas regiões. A vontade de visitar vários lugares foi enorme e as possibilidades de roteiros se multiplicavam, porém vimos que a própria formação geológica do país demandaria uma logística intensa e até mesmo complicada, uma vez que envolveria pegar avião, barco, carro ou ônibus, dependendo do seu orçamento. Isso implicaria em tempo, cansaço e dinheiro. Nossa primeira missão aqui, então, vai ser dividir com vocês um pouco dos motivos que nos levaram a escolher por El Nido e Cebu.

Mergulho é uma das principais atividades nas belas praias das Filipinas (Foto: divulgação)

Nosso primeiro filtro de pesquisas antes de ir originou a escolha de cinco potenciais lugares: El Nido, Coron, Cebu, Boracay e Puerto Princesa. El Nido por suas praias e lagoas de água salgada verde esmeralda em meio a formações rochosas espetaculares, esculpidas pela força do vento, chuva e mar. Considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo, de cara nos chamou a atenção. Coron meio parecido, mas mais selvagem e vazia. Cebu, onde seria possível nadar com o tubarão baleia, ir às cachoeiras com água cristalina, além de nadar por rios verdes esmeraldas. Boracay é a praia mais famosa das Filipinas, na capital Manilla, e atrai milhares de turistas por ano. Puerto Princesa é famosa por seu rio subterrâneo. Porém, como somente íamos ter dez dias, contando o de entrada e saída, precisávamos restringir as opções a no máximo três lugares.

El Nido automaticamente se tornou a grande certeza da viagem. Frente a isso, precisávamos escolher então a nossa cidade de entrada e saída do país e que também fosse um local de fácil acesso ao destino que tanto queríamos. Entre as opções estavam Manilla, Puerto Princesa e Cebu. Começamos eliminando Puerto Princesa, pois para vermos o rio subterrâneo teríamos que cruzar com vários morcegos e para a gente não rolava. Boracay, apesar de linda, é uma praia com características mais conhecidas dos brasileiros.

O nosso coração já pulsava diante da possibilidade de vermos o tubarão baleia, então Cebu era a mais forte candidata. Depois de muita pesquisa, e para a nossa alegria, descobrimos que desde o final de 2015 uma companhia aérea local, a Airswift, passou a fazer o trajeto Cebu-El Nido diariamente e aí a decisão ficou fácil por Cebu. A maior dúvida, no entanto, ficou se colocávamos Coron ou não no roteiro, mas desistimos pois para chegar até lá seriam 7 horas a partir de El Nido dentro de um barco em condições não muito favoráveis.

Várias empresas em El Nido oferecem tour de um dia pela Big Lagoon (Foto: arquivo pessoal)

Escolhidos os dois lugares, El Nido e Cebu, nos debruçamos em cima do computador para saber tudo o que podíamos fazer, a logística detalhada, os hotéis e as distâncias. Não há guia sobre as Filipinas à venda no Brasil e as informações que achávamos eram muito soltas. A conclusão foi a escolha por 5 dias em El Nido e 3 em Cebu.

Em Cebu, como já dissemos, o nosso foco era o tubarão baleia e as cachoeiras. A distância, de carro, para ver cada uma dessas atrações era de 5 horas e 3 horas de Cebu, respectivamente. Por essa razão, ficar na cidade em si implicaria fazer duas viagens de carro para esses municípios, ou seja, menos tempo nos passeios. Então para nós, um dos grandes acertos da viagem foi optar por se hospedar em Moalboal, a 3 horas de Cebu. Por que não Oslob onde estão os tubarões? Pois teríamos de fazer duas viagens de 5 horas em apenas 3 dias. Como deu para notar, foram dias de pesquisas, por isso confira em outra matéria todo o nosso roteiro – dia a dia!

E para saber ainda mais sobre este destino maravilho confira aqui a continuação da matéria desse paraíso.

Serviço

Melhor época: de novembro a maio, com destaques aos meses de abril e maio, os mais secos, segundo os próprios filipinos.

Vacinação: é preciso ter vacina válida para a febre amarela

Visto: brasileiro não precisa para ingressar no país

Moeda: peso filipino (php), sendo que 500 php equivale a cerca de US$ 10

Foto do destaque: GB Imagem

 

*Moradoras da Cidade Maravilhosa, Sabrina e Fabiana Schneider Martinez são viajantes compulsivas, e, por isso, criaram no Instagram o perfil De Carona na Viagem  para compartilhar suas aventuras pelo mundo. E agora, também aqui no Travelpedia!
Sair da versão mobile