Ícone do site Travelpedia

Os melhores eventos de verão na República Tcheca

Assim como é inverno aqui no Hemisfério Sul, é verão no Norte. Ou seja, destinos europeus estão a mil repletos de atrações na estação mais quente do ano. Confira a agenda cultural da República Tcheca e se prepare para não ficar parado!

Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary
De 30 de junho a 8 julho

O mais prestigiado da Europa Central e com uma atmosfera única, o festival costuma apresentar mais de 200 novos filmes de todo o mundo e o melhor é premiado com o Globo de Cristal na cerimônia final. Celebridades e estrelas, milhares de cinéfilos, shows, cerimônias, festas, conferências de imprensa e dezenas de outros eventos ocorrem durante o evento que é centralizado no hotel Thermal; no entanto, exibições são realizadas praticamente em toda a cidade.

Bohemia Jazz Fest
De 8 a 23 de julho

Um dos maiores festivais europeus de jazz é a sensação do verão tcheco, o Festival Bohemia Jazz Fest. Reconhecido pela revista Downbeat como um dos eventos mundiais mais importantes no seu gênero, ocorre todos os verões no país. Graças aos patrocinadores o Bohemia Jazz Fest tornou-se um ritual de verão em que fãs do gênero em toda a Europa Central vão às ruas das cidades históricas tchecas para ver e ouvir os melhores artistas de jazz do mundo – absolutamente de graça!

Colours of Ostrava
De 19 a 22 de julho

Crédito: Matyas Theuer

O festival internacional de música multigenérica se realiza desde 2013, na zona mineira de Vítkovice, a região de antigas minas, siderúrgicas e fundições que tem uma atmosfera excepcional. Colors of Ostrava foi premiado duas vezes com o prêmio Andel como o evento musical do ano. São mais de 150 bandas e uma boa dose de jazz, world music, rock, pop e música alternativa, mais filmes, talk-shows, oficinas e teatro.

Grand Prix de la República Tcheca em Brno
De 4 a 6 de agosto

Um dos maiores eventos do esporte atrai, todos os anos, ao circuito de Masaryk, em Brno, cerca de 250 mil fãs de todo o mundo. O prestigiado campeonato de motociclismo é disputado no circuito de Masaryk desde 1965 e desde 1993 sem interrupção. Os pilotos competem nas categorias de 150 ccm, 250 ccm (Moto2) e de 500 ccm (MotoGP). Entre os mais destacados do Grande Prêmio de Brno estão: František Štastný, František Bartoš, Max Biaggi, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Há telões e dezenas de quiosques de refrigerantes para o público

Dia da cidade de Brno
De 11 a 13 de agosto

A festa municipal do verão comemora o acontecimento histórico mais importante para a cidade: a defesa de Brno contra o exército sueco durante a Guerra dos 30 anos, fazendo os suecos se retirarem. Durante a celebração ocorrem desfiles em trajes típicos e reconstruções de cenas da batalha e das lutas no castelo Špilberk. A salva de tiros ressoam pela cidade, e é possível ver as armas históricas, há uma feira histórica na rua Radnicka e ainda a preparação de bolas de magia negra contra o general sueco Torstenson. É quase que uma volta no tempo!

Festa histórica de Telc
Dias 18 e 19 de agosto

E por falar em volta no tempo, eis a Festa histórica de Telc, na bela cidade inscrita entre os monumentos da Unesco. Música, dança de época, performances teatrais, torneio de cavaleiros e feiras de artesanato são algumas das atrações. Nessa ocasião ainda é possível cumprimentar o prefeito e os cidadãos, dando as boas vindas ao grande desfile e também para ver a arte de cavaleiros, malabaristas, dançarinos, músicos e atores. O festival culmina com noite de fogos de artifício.

Fotos: divulgação e Matyas Theuer (destaque)
Sair da versão mobile