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Os tipos de viajantes de ônibus

Seja no interior ou nas capitais, o ônibus é o meio de transporte mais difundido. Através dele é possível chegar à maioria dos 5.570 municípios do Brasil. Um estudo da Marcopolo, realizado pela Orbit DataScience, identificou cinco categorias de viajantes de ônibus, bem como o impacto da pandemia na vida destes passageiros.

O projeto Marcopolo – Estudo de Hábitos de Consumo revela que, mesmo com as preocupações sanitárias, as viagens de ônibus são as preferidas: 64% dos comentários que comparam ônibus e avião, dizem preferir viajar via terrestre. E, segundo o levantamento, a saudade de pegar a estrada por este meio de transporte é recorrente.

Com uma base inicial de quase 9 mil comentários, a análise levou em conta uma amostra de 1.810 comentários realizados nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) a respeito de viagens intermunicipais de ônibus, de janeiro e setembro de 2020. Esses comentários foram classificados em 2.395 opiniões, sendo 1006 positivas, 784 negativas e 605 referentes às questões sanitárias.

A partir destas informações, o levantamento identificou os seguintes clusters (grupos) de opiniões dos viajantes:

Reflexivos » Compõem o principal cluster de opiniões positivas sobre viajar de ônibus. Estas opiniões mencionam, sobretudo, o gosto dos viajantes por olhar pela janela e refletir durante a viagem, muitas vezes associando o hábito ao consumo de músicas ou vídeos no percurso. Nas categorias também criadas pelo estudo como “Quero viajar de ônibus” e “Tenho saudades de viajar de ônibus”, os passageiros reflexivos são os mais saudosistas. Correspondem ao principal cluster positivo do estudo.

Executivos » São passageiros que gostam de viajar de ônibus, mas apreciam muito mais a produtividade do que a introspecção. Este grupo é expressivamente menor que o dos “Reflexivos”, mas se une em torno do gosto de viajar de ônibus por características como as tomadas nos assentos, o Wi-Fi e as cabines executivas e leitos.

Inseguros » Trata-se do principal cluster de comentários negativos sobre viajar de ônibus. As opiniões abordam o medo da viagem relatado pelos passageiros. Muitas vezes relacionado ao incômodo gerado por outros passageiros. A análise identificou ainda que o medo de viajar “sozinha” foi mencionado 10 vezes mais do que o medo de viajar “sozinho”, indicando, a partir do gênero do adjetivo, a predominância de mulheres neste grupo. Os comentários “tenho medo de assédio em ônibus” foram mencionados quatro vezes mais do que “tenho medo de assalto em ônibus”.

Desconfortáveis » É formado por comentários de viajantes que relatam cansaço, desconforto e enjoo durante suas viagens. Este cluster tem como principal órbita a opinião “É ruim viajar muitas horas de ônibus”, demonstrando que o tempo das viagens é o principal motivo das reclamações, seguida mais distantemente pelos comentários de que os assentos são desconfortáveis.

Exigentes (Covid-19) » Este grupo é formado por comentários emitidos por pessoas que participaram pontualmente da discussão sanitária envolvendo as empresas de ônibus durante a pandemia. Ainda que estas pessoas não cultivem o hábito de falar sobre viagens rodoviárias em outros momentos em suas redes sociais. Envolvem opiniões sobre a necessidade do uso da máscara ou sobre protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“O estudo revela que as viagens rodoviárias seguem prioritárias na vida dos brasileiros, pela conveniência, custo e facilidade de acesso às cidades de todo o País, em comparação com os demais meios de transporte. Este é o jeito brasileiro de viajar. Essa análise nos mostra também que temos desafios a vencer, como a questão da insegurança, por exemplo. O objetivo do estudo é justamente nos lever a aprimorar cada vez mais a mobilidade no Brasil.”, afirma o diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.

O impacto da pandemia

Em março do ano passado, com a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, 36% dos comentários nas redes sociais sobre viagens de ônibus já faziam menção ao tema e ao contexto sanitário, considerando-se a amostra do estudo. O impacto foi duradouro: em todos os meses analisados, a preocupação em relação ao contágio provocou, em média, 30% das postagens.

As manifestações quanto ao uso de álcool em gel e a higienização dos ônibus como medidas para evitar a contaminação, predominantes entre março e abril, deram lugar à exigência do uso de máscara, do distanciamento social e da diminuição da lotação nos meses seguintes.

Durante todo o período analisado, dos 605 comentários manifestando preocupações sanitárias, 61% se referiram a medidas de segurança por parte das empresas de ônibus. As reclamações quanto à aplicação dos protocolos tiveram pico no mês de setembro, com o fortalecimento da retomada das atividades comerciais.

Ao mesmo tempo, a preocupação com as medidas individuais também foi grande: 25% das opiniões manifestadas exigiam o uso de máscara e o cumprimento das medidas de proteção pessoais para evitar a propagação do vírus.

Imagens: Pixabay
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