Cenário de diversas produções da sétima arte, como “Os Inconfidentes” e “O Aleijadinho”, ambos dirigidos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), ícone do Cinema Novo, a cidade ganha, anualmente, um reforço de sua aura cinematográfica. Isso porque, há 13 anos, é realizada a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, uma das principais mostras de cinema do País. Este ano, o evento ocorre na próxima semana, entre os dias 13 e 18 de junho, e promete atrair um público de aproximadamente 15 mil pessoas.
Também são esperados convidados internacionais, especialistas, pesquisadores, educadores, cineastas e demais personalidades ligadas à sétima arte, para prestigiar uma programação intensa e gratuita, composta por filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo e shows musicais.
A CineOP ocupa cartões-postais como o Centro de Artes e Convenções (Cine-Teatro, plateia de 510 lugares); o Cine Vila Rica (600 assentos); e a Praça Tiradentes, que recebe a instalação de um cinema ao ar livre, com mil lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade.
“A CineOP é um dos mais importantes eventos culturais, turísticos e educacionais que acontecem em Ouro Preto e, este ano, com uma expectativa ainda maior. Precisamos destacar que este é o único evento do País voltado para a preservação do patrimônio audiovisual, o que desperta também o interesse dos milhares de turistas que recebemos, a cada edição, para participar de suas atividades. Em resumo, é um evento que alia cultura, preservação, educação e um grande incremento da atividade turística”, destaca o secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni.
A programação completa está disponível no site: cineop.com.br.