Ícone do site Travelpedia

Conheça mais sobre os países que o Brasil vai enfrentar na Copa

E chegamos em mais um ano de Copa do Mundo. Gostando ou não de futebol, não tem como negar que o campeonato influência – e muito – no destino anfitrião. Mas, para os fãs é sempre uma emoção e tanto esse período. Na Copa da Rússia a seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou, dia 27.

O Voopter, aplicativo brasileiro de dicas e promoções de viagens e líder na comparação de preços de passagens aéreas, com mais de 2 milhões de usuários por mês, reuniu algumas informações sobre os destinos adversários. Na Copa, com relação a disputa em campo, só saberemos os vencedores quando a bola rolar, mas quando o assunto é turismo, já é possível escolher um favorito. Conheça cada um deles!

Suíça

Berna, capital do país, é daquelas cidades que parecem de filme. Graças a seu Centro Histórico super bem preservado, foi declarada em 1983 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Apesar de não ser tão popular quanto outros lugares da Europa, a cidade esbanja charme e não deve ser colocada de lado.

Vista aérea de Zurique (Crédito: Turismo da Suíça)

Já Zurique impressiona com colinas suaves, bosques de grande sossego, lagos e rios puríssimos, vilarejos pitorescos – tudo isso a um passo de distância dos Alpes. Vale tomar banho no Rio Limmatt (uma concorrida “balada” de verão, com DJ e bares variados ocorre as margens do rio) e conhecer o interessante mercado alternativo ao ar livre no Gerald Frau Garten.

Vá além e visite a cidade de Gruyere, onde você pode aprender a fundo sobre dois clássicos da Suíça, visitando uma fábrica de queijos e uma de chocolate, existe até workshop sobre essas delícias. Quer aventura? A Matterhorn (foto do destaque desta matéria), colossal montanha dificílima de escalar, é considerada a mais fotografada do mundo. Ou então voar de parapente saindo de um altura de 3 mil metros!

Ainda no quesito adrenalina uma boa opção é o esqui em St. Moritz, berço do turismo de inverno alpino (1864) e palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno. Quem preferir pode optar por Davos. A cidade conhecida mundialmente pelo Fórum Econômico Mundial também reúne excelentes opções para os esportes na neve!

Para finalizar seu roteiro, inclua na lista a pequena cidade de Engelberg, aos pés do Monte Titlis. E antes de ir embora, vale relaxar num spa numa banheira cheia de leite!

Costa Rica

Se tivéssemos que definir esse país em uma só palavra seria ecoturismo! Aqui, os visitantes desfrutam de lindas praias tropicais, grandes aventuras, maravilhas da natureza e cultura abundante. O fato é que a Costa Rica é a nação com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo, abrigando 5% da biodiversidade terrestre.

Plana e cercada de montanhas, a capital San José é um lugar tranquilo e ponto de partida para explorar o país. Siga para a Fortuna, um povo localizado nas Planícies do Norte, lar do majestoso Vulcão Arenal e que conta com uma ampla oferta turística. Suas águas termais são ricas em minerais associados ao bem-estar! Ali, aproveite a maior lagoa artificial do país, a Lagoa do Arenal.

Na Serra de Tilarán fica o Bosque Nublado de Monteverde, considerado uma das joias naturais da Costa Rica. Outro passeio imperdível inclui o Parque Nacional Manuel Antonio, localizado no Pacífico Central. Esse é o segundo parque mais visitado do país. A beleza de suas praias de areia clara e águas cor esmeralda, é um dos maiores atrativos da área. Já a província de Guanacaste hospeda dezenas de formosas praias, algumas delas reconhecidas internacionalmente por sua beleza e atividades que se fazem nos arredores, como por exemplo: o snorkeling, mergulho, viagem em veleiro e surfe.

Este último merece destaque. A Costa Rica se converteu em um dos destinos favoritos, em todo mundo, para praticar o surf. Em 2016, sediou pela segunda vez na história, a sede dos ISA World Surfing Games.

Sérvia

Um dos países mais jovens do mundo, com povo musical, alegre e hospitaleiro. Sua capital, Belgrado, possui muitos locais a serem explorados. No parque Kalamegdan, um dos principais pontos turísticos da cidade, é possível conhecer o “forte de Belgrado” e alguns esconderijos subterrâneos usados nas muitas guerras pelas quais o país passou.

Vale visitar também a Catedral de Belgrado. A culinária do país é sem igual: abóboras gigantes, alimentos orgânicos, a super-uva da saúde e a cachacinha feita de ameixa. No interior, paisagens deslumbrantes. Metade da população vive no campo. E como não ficar encantado com o encontro das águas de dois rios: Danúbio e Sava.

Impressionante também é a Igreja de São Jorge (Oplenac), em Topola. Ela foi erguida 104 anos atrás pra ser o túmulo do primeiro rei da antiga Iugoslávia. Por fora, ela é toda de mármore, decorada com figuras de santos da igreja ortodoxa e da bíblia, todas feitas em mosaico. Dentro, são 40 milhões de mosaicos em 15 mil tonalidades. Tudo em dourado nela é ouro 14 quilates. O subsolo é um mausoléu, onde estão os túmulos de toda a família do primeiro rei da antiga Iugoslávia, Pedro I: 39 túmulos estão ali.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile