O distanciamento social ditou uma nova forma de consumo, como demonstra um estudo recente realizado pela Criteo. De acordo com o levante feito pela empresa global de tecnologia focada publicidade, comprar mercadorias online, pedir comidas por serviços de delivery e realizar compras através de aplicativos estão entre os principais comportamentos adotados por brasileiros durante a pandemia do Covid-19.
Segundo dados da análise, 67% dos consumidores descobriu, ao menos, uma nova forma de compra que pretende manter para o “novo normal”, fase pós pandemia. A empresa realizou um estudo aprofundado correspondente ao comportamento de consumo de consumidores nas duas últimas semanas de maio. No Brasil, o isolamento social redefiniu os hábitos de consumo pessoais e expectativas a longo prazo.
RETORNO GRADUAL
Mesmo com a abertura gradativa de shoppings, uma grande parcela dos consumidores vai demorar para frequentar lojas físicas. Cerca de 4 entre 10 brasileiros está pronto para voltar aos shoppings daqui a 2 meses. Sendo que, uma parcela ainda maior, 27%, diz que vai demorar de 3 a 5 meses para entrar em lojas físicas. Já 18% acredita que o processo vai levar de 6 a 9 meses. Enquanto 16% afirma que só voltará aos estabelecimentos depois de passados mais de 9 meses.
Dos respondentes, apenas 15% estariam dispostos a voltar a frequentar shoppings imediatamente. Ou seja, algo que fortalece ainda mais o comércio online no Brasil.
Já em relação às viagens, apesar de 68% dos brasileiros estarem ansiosos para viajar de novo, 38% dizem que vão demorar mais de 9 meses para entrar em um avião. Enquanto 24% afirma que esse processo deve demorar de 6 a 9 meses. A preferência, por enquanto, fica por viagens curtas, de um dia ou um final de semana.
NOVOS HÁBITOS
Aliás, os dados mostram que o impacto do Covid-19 no fechamento de negócios “não essenciais”, afetou diretamente as compras online. E, consequentemente, gerou o desenvolvimento de novos hábitos. Além disso, com mais tempo em casa, 53% dos brasileiros passaram a cozinhar mais e pretendem transformar isso em um costume.
A quarentena forçada também foi vista, por cerca de dois terços dos entrevistados (65%), como uma oportunidade para repensar antigos hábitos. Sem os deslocamentos básicos do dia-a-dia, a necessidade por praticar exercícios cresceu. Assim como a compra de aparelhos de ginástica e download de aplicativos de treinos. Para os brasileiros que descobriram essa prática, 50% pretende mantê-la pós-pandemia.
O home office também ganhou seu espaço. Com os escritórios fechados, a parte dos brasileiros enfrentou uma situação nova: trabalhar de casa. Apesar de estar em um ambiente mais sujeito à distrações, funcionários e empresas notaram mais pontos positivos do que negativos, e 46% dos que adotaram essa prática pretendem mantê-la.
COMEMORAÇÕES A DISTÂNCIA
Passamos por datas comemorativas durante a pandemia, como Páscoa e Dia das Mães e, mais recentemente, o Dia dos Namorados. Apesar de muitos não poderem estar juntos fisicamente, isso não impediu a compra de presentes. De acordo com os dados fornecidos pela Criteo, 65% dos brasileiros continuarão presenteando normalmente.
Neste 12 de junho, em comparação com o ano anterior, os consumidores se adiantaram para garantir os mimos. Em 2019, foi possível perceber um crescimento de 25% das compras no dia anterior à data; neste ano, as vendas marcaram um aumento de 18% em 8 dias antes do Dia dos Namorados.
Presentear com flores foi uma das principais apostas, com um crescimento de 111% da categoria. Já a venda de artigos esportivos aumentou 41%, 9 dias antes da data comemorativa, e também foi uma opção de presente considerada entre os casais.
Devido à distância, o envio de presentes também cresceu: 41% vai aumentar, nos próximos meses, a prática de comprar presentes online e selecionar o destinatário como quem vai recebê-lo. Em contrapartida, 35% vão diminuir a entrega presencial.
Os presentes não materiais, como cupons, vale-presentes e vouchers aumentaram durante a pandemia e ganharam o gosto do brasileiro, já que 36% afirmou que vai utilizá-los mais nas próximas datas especiais.
RENOVANDO O GUARDA-ROUPAS
A variação de peso também alterou tanto o consumo online, como vai alterar o consumo em lojas físicas, com uma gradual abertura dos shoppings. Segundo os dados apresentados na pesquisa, mais da metade dos brasileiros ganhou, em média, mais de 3 kg durante o confinamento. Os Millennials são os que lideram essa lista.
Mesmo que em uma proporção menor, também existe uma parcela dos que diminuíram de peso, sendo a Geração Z a que mais tem representantes dessa fatia (22%). As mudanças corporais que ocorreram com o período de quarentena e a mudança de rotinas, leva os consumidores a sentirem maior necessidade de renovar o guarda-roupas e comprar peças mais confortáveis.
Metodologia » As análises da Criteo são baseadas em um banco de dados com informações de mais de 80 países e 2 bilhões de compradores mensais ativos. Que gastam cerca de US$ 900 bilhões anualmente em aproximadamente 20 mil sites de comércio eletrônico. A partir desse enorme conjunto de dados, a Criteo pode observar tendências globalmente e entre regiões – Ásia-Pacífico, Europa e Américas.