Olha a curiosidade aí gente! Estamos acostumados a ler e ouvir sobre os mais variados temas relacionados a aviação. E muitos técnicos também. Como por exemplo a propulsão, a elevação, as forças de engenharia que conseguem manter um avião tão grande e tão pesado nos ares e com uma velocidade tão alta. Mas tem aqueles que a gente as vezes nem imaginava que tinha algum significado. Neste caso estamos falando do buraquinho nas janelas das aeronaves. Que muitas vezes passa despercebido, mas que, apesar de pequeno, tem sim sua importância.
Você já notou aquele pequeno buraquinho na parte inferior das janelas dos aviões? A KLM nos explicou sua função. Ele é conhecido como válvula de respiro. Ou orifício de respiração. E permite que a pressão entre a cabine de passageiros e a fuselagem externa se mantenha equilibrada.
A janela é composta por três camadas, e a válvula de respiro está localizada na camada central. Aliás, esssa válvula é uma parte importante na saúde e no bem-estar dos passageiros. Pois, conforme a altitude aumenta, a pressão diminui, e ela permite que a pressão esteja em um nível seguro para que você possa respirar normalmente e com segurança. Além disso, a válvula também libera a umidade do espaço entre as camadas internas e externas, o que permite que a janela permaneça praticamente livre de névoa.
Por que uma janela de avião é curvada?
E, para além do buraquinho, aqui vai outra curiosidade: as janelas curvas permitem que a pressão flua livremente pela superfície da janela. Com isso, evita o acúmulo de pressão nos cantos. O gelo também pode aparecer em meio as camadas, já que as temperaturas na altitude de aproximadamente 30.000 pés, ou 10 quilômetros, podem ficar em torno de -56.5°C. A pressão do ar diminui para 3,84 libras por polegada quadrada, um quarto do seu valor total em comparação com a pressão no nível do mar, que é aproximadamente 14,7 libras por polegada quadrada.
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