Pensando em como aproveitar mais o lazer e promover turisticamente o distrito de Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André, junto com a CVC Corp, o Sebrae e a Fundação Instituto de Administração (FIA) fecharam uma parceria e disponibilizaram um roteiro rodoviário até o destino da Região Metropolitana de São Paulo. Objetivo do projeto é atrair mais turistas de toda capital paulista e até mesmo de outros estados, trazendo oportunidades para empreendedores regionais.
Com essa iniciativa será possível aumentar e receber públicos diferentes, bem como deixar em evidencia as feiras tradicionais, trilhas, restaurantes, ateliês, cafés e bares. Desse modo, valorizando cada vez mais Paranapiacaba, será possível atrair investidores e potencializar atividades relacionadas ao turismo cultural e até ambiental.
Paranapiacaba surgiu no século 19 como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. A linha férrea – um patrimônio local – operava no transporte de cargas e passageiros do interior paulista para o porto de Santos.
A pequena vila localizada no alto da Serra Mar e rodeada por Mata Atlântica, preserva muita história, cultura e rico acervo arquitetônico e industrial. Por isso, é tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal. Atualmente recebe cerca de 250 mil turistas por ano.
Primeira saída para Paranapiacaba será no dia 4 de junho
A CVC – que completou 50 anos em maio – lançou o pacote de Expresso Rodoviário Paranapiacaba com o transporte dos clientes em ônibus executivo com todo o conforto e com um guia a bordo. Os pacotes já estão à venda no site e nas lojas da operadora e a primeira saída será no dia 4 de junho e acontecerão todos os sábados e domingos. O embarque será na Estação da Luz já que é uma conexão até Paranapiacaba. No trajeto haverá uma parada no Hotel Go Inn, em Santo André, para pegar passageiros da região.
O valor do pacote é de R$ 145 por pessoa – ida e volta -, incluindo um tour pela parte alta e baixa da Vila de Paranapiacaba. A duração será das 8h às 17h. No período será possível tomar um bom café da manhã, almoçar e conhecer as principais atrações do destino.
Entre os atrativos turísticos estão a Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, a famosa ponte que conecta os moradores da parte baixa e alta, a primeira estação do Alto da Serra, construída em 1874, e que era destinada ao abastecimento das famílias de trabalhadores ferroviários. Ela foi demolida em 1974 e deu lugar a uma subestação elétrica.
Se tiver a oportunidade inclua no seu roteiro de visitas o Museu Castelo, que foi construído em 1897 e está localizado no alto da colina, com vista privilegiada de toda a vila. Atualmente o espaço abriga exposições, além de ter se tornado o mirante da região.
Outro local muito conhecido em Paranapiacaba é a Associação Brasileira de Bruxaria. A entidade possui uma loja onde são vendidos itens para quem gosta desse estilo de vida. O clima sempre com muita neblina inspira “bruxas” e “magos”.
Nos finais de semana muita gente faz um bate e volta a Paranapiacaba de carro, boto e até de bicicleta. Quem quiser passar a noite por lá é possível se hospedar na região.
“Acreditando muito no potencial turístico da cidade e nesse desenvolvimento que vem chegando aqui. A CVC sempre participou do desenvolvimento de destinos. Isso faz parte da cultura turística” explica Bruno Eleno Rosa, diretor da CVC Corp.
Coworking para receber visitantes em Paranapiacaba
A parceria da Prefeitura de Santo André com a CVC Corp também inaugurou um espaço comunitário, novo, confortável e agradável para receber todos os visitantes, além de cursos de capacitação. O coworking está instalado onde já funcionou uma antiga padaria na Vila de Paranapiacaba.
Toda a reforma do espaço foi realizada pela CVC e os parceiros Eureka e Rivera, que enviaram os móveis novos para os ambientes. O local será utilizado para reuniões e até networking entre turistas e moradores.
Segundo Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, esse tipo de espaço é uma tendência mundial e com grandes chances de desenvolvimento regional para micro e pequenos empreendedores.