Ícone do site Travelpedia

Paraty festeja a Língua Portuguesa

A cidade de Paraty está sempre recheada de eventos e festivais, não em vão figura entre as que mais têm programações no País. E hoje, dia 25 de julho, tem início o principal deles: a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP. Maior evento do gênero no Brasil, ocorre sempre no final de julho, e nesta edição, a 16ª, homenageia a escritora Hilda Hilst.

O Museu da Língua Portuguesa (que está em reconstrução em São Paulo) participa com ampla programação cultural. Na Casa da Cultura de Paraty, o Museu exibe pela primeira vez no Brasil a exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, que atualmente percorre Cabo Verde e Angola.

Formada a partir do acervo audiovisual do Museu, a exposição apresenta nossa língua no mundo e seu papel na formação cultural brasileira, em especial na música e na culinária. A programação na Flip inclui ainda mesas literárias e apresentações musicais, tudo com entrada grátis.

Menu MLP: Muamba de galinha à moda do La Luna (Foto: Guido Nietmann)

A programação do Museu também inclui o Menu Museu da Língua Portuguesa, que reúne 25 restaurantes da cidade e se inspira no reconhecimento de Paraty como Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, título recebido em 2017. Cada casa participante elaborou um prato inspirado na culinária de um país onde se fala português, como Angola, Moçambique e Portugal. As receitas são “harmonizadas” com um livro representativo da literatura desse país.

Também durante a Flip será realizado o Cineclube Futura, programação gratuita com exibição de documentários e debates sobre temas atuais. O Cineclube, que chega à terceira edição, une moradores de Paraty, educadores, jovens e o público participante, sempre a partir das 16h, na Casa da Música, espaço anexo à Casa da Cultura de Paraty.

Apesar da 16ª Flip seguir só até domingo (29), a exposição e o Menu ficaram em cartaz até o dia 2 de setembro.

SERVIÇO
Exposição “A Língua Portuguesa em Nós”
Salão Nobre da Casa da Cultura. Rua Dona Geralda, 194. Centro Histórico, Paraty.
De 26/7 (quinta-feira) a 29/7 (domingo), das 10h às 22h. Horário especial durante a Flip.
A partir de 31/7: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e dom, das 10h às 16h. Em cartaz até 2/9.

.

Foto do destaque:  acervo A Língua Portuguesa em Nós/ Sérgio Guerra
Sair da versão mobile