Ícone do site Travelpedia

Paris, do clichê ao fora do comum

Oi pessoal,

Tudo bem?

O primeiro destino deste especial só poderia ser a bela, encantadora e multicultural Paris. Para quem perdeu o anúncio a respeito de as quarta-feiras serem o Dia da França aqui no Travelpedia, o link para a explicação se encontra ao final deste texto. Já com relação a Cidade Luz, são muitas as atrações, restaurantes, museus e atividades. Tanto é, que é quase impossível conhecê-la 100%.

Para facilitar, fiz uma super seleção a partir do que mais gosto e do que os franceses/brasileiros que moram aqui adoram. Mas, como ainda assim seria muita coisa, essa matéria em particular será dividida em três partes: a de hoje é sobre a cidade em si + atrações clichês e incomuns; a segunda, na próxima quarta-feira, abordará restaurantes, enquanto que a terceira e última terá dicas para casais, crianças, família e melhor idade. Bora conhecer tudinho? Então senta que lá vem textão.

→  É a cidade mais populosa do país, são cerca de 2.5 milhões de habitantes.

→  Foi fundada em 250 a.C – ou seja: anos e anos de história!!

→ As principais atividades econômicas são o comércio, serviços, turismo e finanças.

→  A temperatura média anual é de 15º C, mas no verão as temperaturas podem chegar aos 30º C e no inverno a 1º C.

→ O sistema de transporte da região parisiense é considerado um dos melhores do mundo. São 16 linhas de metrô, cinco linhas de RER (rede ferroviária urbana) e vários ônibus que circulam 24 horas por dia.

→ Os dois principais aeroportos são o Charles de Gaulle e o de Orly, sendo o primeiro o mais perto do centro. Ambos possuem transporte público que leva até a cidade.

→ O principal rio é o Sena.

Musée du Louvre – Na região central, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, está o museu mais visitado do mundo – cerca de 8 milhões de pessoas por ano! A arquitetura do prédio é uma das mais famosas: a pirâmide tem 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e traves. Há mais de 35 mil obras em exibição, entre elas a Vênus de Milo e a Monalisa.

Aliás, esteja preparado para encarar uma multidão querendo exatamente o mesmo que você: apreciar a mais célebre pintura de Leonardo da Vinci. É preciso paciência e insistência.

O Louvre possui três entradas: a da pirâmide é de longe a mais congestionada, mas se você possui o Paris Museum Pass consegue acesso exclusivo através dela. As entradas da Porte des Lions e da Galerie du Carrousel são mais tranquilas e geralmente estão vazias nos meses de inverno. A minha dica é sempre, independentemente da estação, comprar o ingresso antecipado na internet. No verão, por exemplo, as filas podem durar até 2 horas e embaixo de um sol de 30º C. Informações: www.louvre.fr

La Tour Eiffel – A torre, projetada pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel, foi construída entre 1887 e 1889 para representar o desenvolvimento tecnológico durante a Exposição Mundial e comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. Até o ano de 1930 foi o monumento arquitetônico mais alto do mundo, com 317 metros de altura e aproximadamente 10 mil toneladas de metal. A cada ano são aproximadamente 7 milhões de visitantes – então, pense bem em reservar previamente o seu ingresso, ou ficará horas na fila para tentar subir. Na parte inferior, há um museu, bistrôs e lojas. Para uma ocasião especial, agende o restaurante em seu primeiro piso – os menus são a partir de ‎€ 85. Informações: www.toureiffel.paris

Champ de Mars – O Campo de Marte é um grande jardim entre a Torre Eiffel e a Escola Militar, em homenagem ao Deus Marte. O gramado é ponto de encontro dos parisienses, sobretudo, nas estações e dias quentes. O horário do almoço é o point para piqueniques e lanches rápidos. É aqui também que acontecem grandes shows, concertos e eventos públicos. A área de quase 25 hectares é aberta ao público, gratuita e pode ser acessada tanto de dia quanto durante a noite.

Rue Saint Honoré – Luxo, gastronomia e cultura estão concentrados nessa região que é uma das paradas obrigatórias de quem visita Paris. O diferencial está no fato de ser intimista, já que não possui lojas gigantes e sim ateliers em ruas pequenas. O endereço chave do local é o Concept Store Colette, que vende objetos de ‎€ 2 até preços inimagináveis. Além do comércio de roupas e acessórios, Saint Honoré exala cultura: teatro, museus e livrarias. A Comedie Française, residência dos melhores atores de teatro da França, também fica ali.

Cathédrale de Notre Dame – É o marco zero de Paris, já que é a partir de uma pedra colocada diante da Catedral que se contam as quilometragens das principais ruas. Construída em 1163, se tornou símbolo do estilo gótico francês. Isso sem contar que testemunhou alguns dos grandes eventos da história nacional, tais como a coroação de Napoleão como imperador em 1804. São 130 metros de profundidade, 48 de largura e 35 de altura, podendo acomodar até 6 mil pessoas. As obras de arte, vitrais e esculturas deixam qualquer um de boca aberta. Informações: www.notredamedeparis.fr

Centre Pompidou – Conhecido como Beaubourg, o espaço é composto de um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do planeta e biblioteca com inúmeras opções de livros e filmes. Além de mais de 40 mil obras fixas, conta com exposições temporárias que mudam mais de uma vez ao ano. Sua arquitetura é totalmente revolucionária: todos os canos e tubos são externos e visíveis e o resultado é um espaço interno inteiramente livre. A vista do quinto andar vale muito a pena, inclusive aos preguiçosos, já que o acesso pode ser feito através de escadas rolantes. Informações: www.centrepompidou.fr

Musée d’Orsay – Instalado em uma antiga estação ferroviária construída em 1900 e pertinho do Rio Sena, se transformou em um dos principais pontos turísticos de Paris. A decoração e o espaço interior são tão luxuosos que muitos se encantam mais com a sua própria arquitetura do que com as obras expostas. Mas, entre tantos mestres estão nomes como Cézanne, Monet e Renoir. Às quintas-feiras, o museu fica aberto até 21h45, sendo o melhor dia para visitá-lo. Informações: www.musee-orsay.fr

Musée de l’Armée (Museu des Invalides) – Para quem acha que armas e canhões são assuntos exclusivamente masculinos, engana-se: o museu é surpreendente e super interessante para qualquer gênero e idade! Há diversas salas, entre elas, as de armaduras, espadas, revolveres, punhais… Difícil é saber qual ver primeiro. Entre tantos objetos, alguns se destacam por serem de origem familiar e/ou amuletos da sorte. Para quem curte história, as alas da Primeira e Segunda Guerra Mundial são impressionantes. Em seguida, o cavalo branco de Napoleão empalhado e o famoso túmulo do mesmo fazem sucesso. Informações: www.musee-armee.fr

Château de Versailles – A visita consiste em três partes: o castelo, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette. Sobre o primeiro, classificado Patrimônio Mundial da Humanidade, é uma das mais bonitas realizações do século 17. Pode-se explorar aposentos reais e das damas de companhia, a Capela Real e as galerias dos espelhos, batalhas e de História do Castelo. Já o Grand Trianon é um pequeno palacete de mármore influenciado pela arquitetura italiana e cercado por jardins. Nele, diversas obras caríssimas estão expostas. Por fim, o Domaine – que permitiu a Maria Antonieta se afastar da corte e viver no campo – reúne o Petit Trianon, os jardins da rainha e o Hameau, uma réplica de uma pequena fazenda. Há um trenzinho que circula por lá e faz a ligação entre o castelo principal e o Trianon. Informações: www.chateauversailles.fr

Champs-Elysées – A famosa avenida é um dos maiores símbolos de Paris e uma das mais belas do mundo. Parte  de um grande eixo histórico (cerca de sete quilômetros), une o Louvre ao Grande Arco do La Défense, passando pelos jardins des Tuileries, pela Place de la Concorde e o Arco do Triunfo. O jardim do Rond Point (rotatória) impressiona muito, pois sua decoração é trocada várias vezes por ano. Além da beleza, há muitos restaurantes, cafés, cinemas e lojas de grife, como Cartier e Louis Vuitton.

Arc de Triomphe – O monumento foi construído para destacar a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. O famoso arco foi oficialmente inaugurado em 1836, após a morte do imperador, em 1821. Com 50 metros de altura, é símbolo de patriotismo, um dos cartões-postais do país e motivo de orgulho dos franceses. São várias as esculturas e altos-relevos no Arco do Triunfo, mas, talvez, a mais emblemática seja a Partida dos Voluntários, datada de 1792 e também conhecida como A Marselhesa, que representa a Pátria-mãe com as asas abertas e estendidas chamando e motivando voluntários para que se unam e lutem pela França.

Jardin des Tuileries – O mais histórico, antigo e um dos mais bonitos de Paris, se localiza entre a praça Concorde e o Louvre, perto do Museu d’Orsay, da praça Vendôme e da Ópera Garnier. Os parisienses dizem que é nele que bate o coração da cidade. Tuileries foi um castelo construído em 1564, mas que hoje resta apenas o jardim, já que foi parcialmente queimado durante a Guerra Civil em 1871 e demolido em 1883. A boa é fazer um piquenique em dias de sol, para respirar um pouco de história.

Place Vendome – A praça é uma das mais belas da capital. Pequena e simples, faz contraste com as joalharias de luxo e com o caríssimo Hotel Ritz. A coluna que ali se encontra foi erguida em 1810, com o bronze de 1.200 canhões retirados dos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz. Durante os anos 1980, a Vendôme ficou esquecida, pois os milionários preferiam a Avenida Montaigne.

Galeries Lafayette – Apesar dos inúmeros produtos de grandes marcas, como Chanel e Dior, o que os turistas amam mesmo é o luxo e show arquitetônico que a loja oferece. Ela ocupa três edifícios divididos em: Cúpula, Homem e Casa & Gourmet. O prédio principal é o maior e mais antigo. É nele que a famosa cúpula de vitrais coloridos se localiza. Minha dica é passar na Lafayette Gourmet e comprar um docinho para alegrar o dia – difícil será escolher! Informações: www.galerieslafayette.com

Pont des Arts – A ponte costumava ser uma das principais paradas dos apaixonados em Paris, mas isso é moda do passado. A tradição inofensiva de colocar cadeados nas grades para firmar o amor do casal acrescentou uma carga de 45 toneladas que acarretou no risco de seu desabamento. Em junho de 2015 os lockers foram removidos e grafiteiros locais fizeram artes para substituir a paisagem. Construída entre 1981 e 1984, fica perto do Museu do Louvre e de frente para a Pont Neuf, com vista privilegiada para o finalzinho da Île de la Cité.

Palais Garnier – Construída durante a grande reforma de Paris feita por Napoleão III e o Barão Haussmann, a Opéra Garnier é um dos monumentos mais importantes da capital. Localizada em um prédio que reúne vários estilos, do barroco ao renascimento italiano, chama atenção pela fachada decorada por esculturas, que, na época, escandalizaram os puritanos, e uma decoração interior maravilhosa – como dá para notar na foto abaixo. A escada central é famosa pelos mármores, pinturas e mosaicos. A sala onde acontecem os espetáculos é toda dourada e vermelha, fazendo contraste com os anjos que flutuam no teto. Várias vezes durante o ano, a Opéra de Paris organiza noites de gala abertas ao público em geral, mas custa caro – média de ‎€ 250, por pessoa.

Jardin du Luxembourg – Situado entre as ruas Vaugirard, Notre Dame des Champs e o boulevard Saint Michel, possui 22 hectares de flores, árvores, lagos e praças. O local guarda patrimônios arquitetônicos, como o Palácio do Luxembourg (prédio do Senado) e a Fontaine Medicis. Ao total, são 106 esculturas de diversas personalidades espalhadas pelo lugar, como santos, reis e personagens da mitologia. Recebe 4 milhões de visitantes por ano e oferece inúmeras atividades. Se a opção for fazer um piquenique por lá, o restaurante L’Avant-Comptoir vende ótimos sanduíches.

Disneyland Paris – É verdade que entre tantas atrações, a Disney é vista como perda de tempo. Claro que se você tem 3 dias na cidade, o complexo não é prioridade, mas se você tem uma semana, pode e deve incluir a visita ao Mickey! Situado a pouco mais de 30 quilômetros de Paris, a versão francesa apresenta a maior parte das principais atrações presentes nos seus irmãos americanos e só se diferencia pelas narrações no idioma francês. Há dois parques: o Disneyland Paris (do castelo) e o Walt Disney Studios (dos filmes). Se você tiver tempo para conhecer ambos no mesmo dia, ótimo, pois é viável. Se tiver que optar por um, opte pelo primeiro, pois é nele que as paradas e personagens se concentram. Ah! Durante a semana é bem mais vazio e no verão, como o dia é mais longo, dá para aproveitar mais. Informações: www.disneylandparis.fr

Musée Picasso – Situado no bairro Marais, é uma homenagem ao famoso pintor espanhol. Quando o rei Henri IV construiu a Place Royale, hoje a Place des Vosges, a aristocracia instalou seus palácios em torno da morada real. Um destes palácios, o Hotel Salé, construído em 1659, se transformou no Museu Picasso. O local, que teve sua inauguração em 1985, foi inteiramente restaurado e adaptado para receber as obras do artista. Informações: www.museepicassoparis.fr

Musée de L’Orangerie – Apesar de não ser desconhecido, acaba de fora dos roteiros por conta do Louvre e do Museu do Picasso. Em frente da praça Concorde, no interior do Jardin des Tuileries, é, sobretudo, conhecido pelo grande mural de Monet, o Les Nymphéas, inspirado nos seus jardins de Giverny. A visita é uma experiência única. Informações: www.musee-orangerie.fr

Le Marais – O Marais é um dos bairros mais ecléticos de Paris: aqui você encontra todos os tipos de pessoas, lojas, culturas, religiões, restaurantes… Enfim, um pouco de tudo! Caminhando se descobre brechós vintages, artistas de rua, lojas de grife, grafites e muitas pessoas estilosas. Vale lembrar que é um dos únicos lugares que abre de domingo, portanto, é um dos dias mais cheios para ir. Um dos meus lugares favoritos é o L’As Du Falafel que vende um falafel delicioso!

Rue Cler – É uma das ruas preferidas dos moradores do 7º arrondissement de Paris. Toda de paralelepípedo, a passagem é exclusiva para pedestres – bom para fugir da correria do trânsito. Ao longo dela, encontramos diversas lojinhas, padarias, docerias e bistrôs, perfeitos para um fim de tarde nas mesas de fora na companhia de um bom vinho francês. O L’Éclair é “O” bar para drinques. Ah! E fica pertinho da Torre Eiffel.

Sainte Chapelle – Apesar de conhecida, acaba sempre “perdendo” para a Notre Dame. Que eu, sinceramente, adoro, mas já é bem batida e não tão surpreendente. Localizada na Île de la Cité, a Haute Chapelle (capela de cima) possui 1.113 vitrais que cobrem o teto e as paredes e conta a história do Gênese até o Apocalipse. É imperdível. Informações: www.sainte-chapelle.fr

Musée Montmartre – O museu expõe fotos, vídeos, quadros e objetos da vida do bairro. A história narrada ao longo do trajeto é bem interessante, pois passamos pela época em que a região ficava fora dos limites do centro de Paris e na era da boemia – os anos 1920 e sua efervescência cultural, quando abrigava diversos artistas como Van Gogh e Picasso. Para terminar o passeio, continue explorando as suas ruazinhas: é um prato cheio de diversidade e história. Informações: www.museedemontmartre.fr

Canal Saint Martin – Quer conhecer o comércio fofo da cidade e passar longe da chamativa Champs-Elysées? Eis o spot ideal para passeios românticos, assim como para compras. Um dos cenários do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o local conta com muitas lojas de roupa, decoração e pequenos restaurantes. Minha dica? Sente na beirinha e faça um piquenique tipicamente parisiense regado a queijos e vinhos.

Jardin des Plantes – Situado no 5º arrondissement, é pouco conhecido se comparado ao Tuileries. Nele, encontramos um zoológico bem legal, estufas com flores típicas, o museu de história natural e um jardim botânico lindíssimo. É ótimo passeio para dias de sol e com crianças. Informações: www.jardindesplantes.net

Shakespeare & CO – A livraria é daquelas que a gente nem sabe por onde começa a explorar: tem livros do chão ao teto, literalmente. Há obras novas e usadas de diversos gêneros, autores e formatos, e com preços acessíveis. No andar de cima, além de livros, encontram-se camas para os ajudantes. Como decoração, pianos, sofás, quadros e até mesmo gatos. O local já apareceu em vários filmes, como o Antes do Pôr do Sol, Julie & Julia e Meia Noite em ParisInformações: www.shakespeareandcompany.com

59 Rivoli – A galeria, localizada na Rue de Rivoli, tem todos os seus andares tomados por artistas que querem mostrar seus trabalhos, seja em forma de escultura, pintura, grafite ou arquitetura. O ambiente exala arte e inspira todo mundo que se aventura por lá. No fim, é divertido e saímos de alma leve! Informações: www.59rivoli.org

Pont Bir-Hakeim – Sabemos que a Pont des Arts é a mais conhecida, mas virou clichê – e meio sem graça na minha opinião, sem os cadeados. A Bir Hakeim apareceu em filmes famosos como O Último Tango em Paris e A Origem. Sua simetria e a vista são o grande chamariz: de um lado, a Torre Eiffel, do outro a Estátua da Liberdade de Paris.

Grand Palais des Beaux-Arts – Inaugurado em 1900 para abrir a Exposição Universal, o grande palácio foi construído em tempo recorde de 3 anos e esteve fechado até 2000 para reformas em sua estrutura. Hoje, abriga três espaços de exposições que oferecem intensa programação cultural: Nef (a Nave); Galeries Nationales du Grand Palais e Le Palais de la Decouverte. Informações: www.grandpalais.fr

Parc de Belleville – Localizado no 20º arrondissement, o parque fica afastado do centro e está numa região alta da cidade, próximo à Montmartre. De lá, Paris, especialmente a Torre Eiffel, podem ser vistas de um ângulo totalmente inusitado! Também é um bom point para piqueniques no final da tarde.

Parc des Buttes-Chaumont – Localizado no 19º arrondissement, com 25 hectares é um dos maiores da capital francesa. Na parte baixa e central encontramos o lago, a pequena ilha de Belvédere, uma passarela suspensa e uma ponte. O “Temple de la Sibylle”, espécie de quiosque localizado na ilha, oferece uma vista linda.

Cinéma Le Grand Rex – Inaugurado em 1932, como o maior cinema da Europa, o suntuoso espaço segue em pleno funcionamento, apresentando filmes contemporâneos e apresentações musicais, inclusive de bandas brasileiras. Se você arranha um francês, vale a pena reservar uma sessão no local. Informações: www.legrandrex.com

Bom, é isso… Claro que existem outros lugares além desses, mas, como disse, selecionei os meus preferidos. Tem algum outro que gostaria de compartilhar? Comente aqui!

E aguarde que na próxima semana vou falar de restaurantes em Paris. Para os fãs de alta gastronomia, os que amam comer bem e economizar. Vai ter muita coisa boa, literalmente, vindo por aí.

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: arquivo pessoal, Pixabay, Shutterstock (destaque) e divulgação (Disney)


► Especial França – Parte 1https://travelpedia.com.br/e-vive-la-france-confira-a-primeira-parte-de-um-especial-que-oh-la-la/

Sair da versão mobile