O Parque da Mônica, o maior parque coberto da América Latina, acaba de dar um passo significativo em direção à inclusão e acessibilidade. E o moitivo é o lançamento do inovador Guia Sensorial. Desse modo, o guia tem como objetivo primordial facilitar a visita de famílias e indivíduos que possuem transtorno do processamento sensorial. Ou seja, disfunção de integração sensorial, autismo, deficiência intelectual e outras necessidades específicas.
Assim, para criar o Guia Sensorial, o Parque da Mônica utilizou como base oito sistemas sensoriais cruciais. São eles: tato, paladar, audição, olfato, visão, vestibular, propriocepção e interocepção. Além disso, cada uma das 17 atrações do parque foi minuciosamente avaliada, atribuindo notas de 0 a 10 para indicar o grau de estímulo sensorial oferecido.
Primeiramente, as atrações são descritas de maneira detalhada, destacando as sensações proporcionadas durante cada experiência. Por exemplo, a “Montanha-Russa do Astronauta” recebeu uma nota 9 para tato devido ao contato direto do visitante com os aparatos de segurança. E uma nota 8 em audição, sendo um dos brinquedos com maior emissão sonora no parque.
Experiência memorável
Marcelo Beraldo, diretor de operações do Parque da Mônica, destaca o compromisso do parque em proporcionar uma experiência memorável para todas as famílias, enfatizando o orgulho em oferecer serviços especializados para visitantes com autismo, deficiências e necessidades específicas.
“No Parque da Mônica, o nosso objetivo é oferecer uma visita memorável a todas as famílias e estamos orgulhosos em oferecer serviços especializados para visitantes com autismo, outras deficiências ou necessidades específicas. É um guia completo que vai tornar a experiência dos visitantes ainda mais confortável e segura. Nossa meta é ser o parque de diversão mais inclusivo do Brasil”, enfatiza Beraldo.
A produção do Guia Sensorial contou com a colaboração da consultoria Incluir Treinamentos, especializada em capacitação profissional para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, a Terapeuta Ocupacional Carolina de Carlo Meza Felisberto, com 18 anos de experiência clínica, desempenhou um papel crucial no mapeamento das atividades.
Compromisso social do Parque da Mônica
O Parque da Mônica sempre demonstrou um comprometimento ativo com causas sociais. Desde a reabertura, o parque celebra o Dia Nacional da Alegria (DNA), uma iniciativa que visa incluir crianças em situação de vulnerabilidade em parques temáticos e locais de entretenimento em todo o Brasil. Essa ação é promovida pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), com o apoio da Associação das Empresas de Parque de Diversão do Brasil (Adibra).
Recentemente, o Parque da Mônica promoveu Encontros de Inclusão, oferecendo palestras que exploraram o tema do autismo. Além disso, introduziu a Sala do Silêncio, um ambiente adaptado para reduzir os efeitos de superestimulação sensorial, proporcionando um espaço onde pessoas com TEA podem se reorganizar. O objetivo é auxiliar familiares a desfrutarem melhor dos passeios, evitando crises e estresse.
Com o propósito de promover uma experiência turística igualitária, o Parque da Mônica está apoiando a 13ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) deste ano. Este evento, que ocorre em dezembro, reunirá aproximadamente 30 parques e atrações em mais de 20 cidades de dez estados do país.
Espaço lúdico e inclusivo para toda a família
O Parque da Mônica tem 12 mil m² e capacidade para atender 3 mil pessoas simultaneamente. Está localizado no Shopping SP Market, na Zona Sul de São Paulo. Seu objetivo principal é proporcionar diversão para toda a família. Oferece uma variedade de atrações temáticas, interativas e educativas que fortalecem a interação entre pais e filhos. Assim, os visitantes desfrutam de experiências inesquecíveis com a Turma da Mônica em um ambiente lúdico.
Em síntese, o lançamento do Guia Sensorial marca um avanço significativo na busca pela inclusão e acessibilidade no universo dos parques de diversão, reforçando o compromisso do Parque da Mônica em criar experiências memoráveis para todos os visitantes, independentemente de suas necessidades específicas.
O Guia Sensorial, ferramenta fundamental para a inclusão, está disponível diretamente no site oficial do Parque da Mônica.
SERVIÇO
Parque da Mônica – Shopping SP Market
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo (SP)
Funcionamento: de acordo com o calendário disponível no site do Parque
Estacionamento: na área externa do shopping – pago à parte.
Dispõe de Espaço Família com sala de amamentação, sala de papinha e banheiro família.