Ícone do site Travelpedia

Parques Nacionais são atração a parte em Jackson Hole

O destino, singular, localizado na região oeste do estado de Wyoming, continua cativando seguidores por manter o mais autêntico cenário de “velho-oeste” norte-americano entre os resorts de esqui. Mas os milhões investidos nas últimas temporadas e os hotéis presentes na Gold List da renomada “Condé Nast Traveler”, também assumem a responsabilidade por atrair cada vez mais gente.

As inovações feitas para atrair mais esquiadores e snowboarders intermediários deu certo. A quantidade de visitantes que pipocou por lá nas duas últimas temporadas cresceu consideravelmente, superando o recorde de visitantes. A combinação de condições ambientais perfeitas e melhorias contínuas na manutenção e preparação do terreno fazem de Jackson Hole o destino de perfeito para todos os esquiadores.

Nos momentos em que os visitantes não estiverem esquiando nem praticando snowboard, a cidade tem várias opções diferentes que com certeza tornarão as férias ainda mais agradáveis. Para atividades mais calmas fora das pistas, os visitantes podem desfrutar de relaxantes passeios em trenós ou ainda, uma visita aos Parques Nacionais de Yellowstone e Grand Teton. Juntos, formam um vibrante complexo de belezas naturais.

Parque Nacional de Grand Teton

Alces, Elks, veados e bisões são alguns dos mamíferos de médio e grande porte frequentemente vistos no parque. O ponto mais alto dentro do parque é representado pelo Grand Teton Peak, com seus 4.197 metros de altitude em relação ao nível do mar. É o segundo pico mais alto dos oito existentes na região.

Aos pés do Grand Teton Range encontra-se pelo menos sete grandes lagos formados com o degelo de gigantescas geleiras que ali existiam na época da última era glacial. Além de outras dezenas de lagos alpinos distribuídos dentro dos limites do parque. Cada um deles com águas incrivelmente cristalinas e dependendo da incidência da luz solar com tons de azul e verde incríveis.

Apesar de estar no meio do nada, devido a sua proximidade com Jackson Hole e do Parque Nacional de Yellowstone, Grand Teton National Park atrai cerca de 2,7 milhões de visitantes por ano, o que faz dele o sexto parque nacional mais visitado dos EUA. Ele não é tão grande, diverso e complexo como seu vizinho Yellowstone (sete vezes maior), mesmo assim ele tem quase o tamanho de duas Cingapuras.

Dirigir ao entardecer, à noite e no início da manhã pode ser particularmente perigoso, é preciso muita atenção na estrada, pois possíveis animais podem aparecer no caminho, que costumam atravessar as estradas em suas migrações noturnas e no caso específico dos Alces, que muitas vezes utilizam as estradas como rota de migração. Como eles são os maiores representantes da família dos cervídeos um encontro com eles em alta velocidade a noite pode ser fatal.

Parque Nacional de Yelowstone

Sua área é gigantesca, são cerca de 9 mil m². Yellowstone é famoso por seus gêiseres, lagos e outras áreas termais, que existem devido ao vulcão, ainda ativo. A quantidade de vida selvagem e beleza impressionante onde se situa, fez com que, em 1978, o primeiro e mais antigo parque nacional do mundo fosse declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Requer paciência, esforço físico e mais tempo de visitação. No verão, quando mais da metade dos 3 milhões de turistas anuais visitam a região – suas estradas nos arredores ficam repletas de vistantes que disputam um espaço e muitos momentos para fotografias – no inverno, as temperaturas ficam entre os -20°C e os -5°C durante o dia. Durante a noite é comum as temperaturas descerem abaixo de -20ºC.

Yellowstone é programa para qualquer um, desde os mais aventureiros até famílias com crianças. É impossível visitar o local e não lembrar dos personagens Zé Colméia e Catatau, um dos clássicos de Hanna-Barbera. Porém, alimentar os ursos com geléia e sanduíches estão distantes dos dias de hoje. Isso era nos desenhos animados. Hoje há regras de comportamento. Desde 1970, o Parque proíbe alimentar animais. E também impede o visitante de se aproximar deles. A regra é clara: menos de 100 metros dos ursos e dos lobos, e a 20 metros de qualquer outros animais.

Mas existem lugares onde os animais – ursos-pardos, ursos-negros, alces, cervos, lobos, bisões, veados, carneiros-selvagens surgem repentinamente e caminham entre os carros pelas estradas ou bem próximos dela. O visitante pode se prevenir com algumas dicas dos guardas florestais. Uma delas é levar um spray de pimenta desenvolvido para afastar os mal intencionados.

Nem todos que visitam Yellowstone buscam pela vida selvagem. Muitos procuram a beleza dos gêiseres, nascente termal que entra em erupção em determinados espaços de tempo, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. São mais de 300 gêiseres, uma das maiores concentração do mundo como o famoso Old Faithful Geyser, considerado o maior deles. E ainda, o Grand Prismatic Spring, a maior e mais espetacular piscina termal de Yelowstone.

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile