Ícone do site Travelpedia

Que tal um passeio de Maria Fumaça no roteiro das férias?

VLi - Trem de Turismo São João Del Rei X Tiradentes 01/12/2012 Foto: Eduardo Rocha/RR

As férias do meio do ano são uma boa oportunidade para famílias e amigos curtirem um descanso e mudarem de ares. Uma opção que combina entretenimento e acesso a um pedaço da história do Brasil é o passeio pela Maria Fumaça, na região do Campo das Vertentes. A programação de julho conta com saídas extras para atender a maior demanda de turistas que transitam entre São João Del Rey e Tiradentes. O trem proporciona momentos imperdíveis para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura de Minas Gerais.

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século 19. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João Del Rey é uma atração à parte. No prédio, também construído no século 19, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 km, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).

Cada percurso dura cerca de 50 minutos. A locomotiva roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. As tarifas do passeio custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. Estudantes com carteirinha válida, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada.

Acessibilidade » A Maria Fumaça conta com um vagão modificado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

Informações: vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile