Ícone do site Travelpedia

Passeios do Trem dos Vales serão retomados a partir de novembro

Os passeios do Trem dos Vales, Guaporé e Muçum, no Rio Grande do Sul, serão retomados a partir de novembro. Considerado um dos roteiros mais cenográficos do País, passa por Vespasiano Corrêa, através da Ferrovia do Trigo, no Vale do Taquari, onde os passageiros são brindados com uma paisagem exuberante, com vegetação e cascatas, que compõem cenários de beleza única. Ao longo do itinerário de 46 quilômetros estão 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, considerado o maior da América do Sul (143 metros de altura e 509 metros de extensão). Também passa pelos viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. A duração da viagem é de 2h30.

A Ferrovia do Trigo inteira, possui 289 quilômetros de trilhos e demorou 67 anos para ficar pronta. Montanhas tiveram que ser perfuradas e se transformaram em galerias. As encostas estão terraplanadas e as dezenas de viadutos conectam um penhasco a outro.

Expectativa é transportar 20 mil turistas

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro de 2019, foram realizados oito passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas.

Em 2020, na segunda edição do projeto, mais passeios e mais público. Quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões.

A expectativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, da empresa Rumo (concessionária da ferrovia) e das prefeituras dos municípios por onde passa o trem é de movimentar a economia da região e são esperados mais de 20 mil turistas.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que representa os municípios Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

Para que tudo ocorra com segurança, em tempos de pandemia da Covid-19, medidas rigorosas de controle sanitário serão adotadas.

Serviço
Datas

Novembro: 6, 7, 13, 14, 15, 19, 20, 21, 27 e 28
Dezembro: 4, 5, 11, 12, 17, 18, 19, 22, 26, 28, 29 e 30
Janeiro de 2022: 2, 7, 8 e 9

Horários

Saída de Guaporé:  9h
Saída de Muçum: 14h

Foto: Divulgação/Amturvales via Setur RS

 

Sair da versão mobile