Ícone do site Travelpedia

Passeios imperdíveis em estádios de futebol da Inglaterra

O campeonato inglês da Premier League é o mais rentável do mundo e chama a atenção pela constelação de craques, incluindo os brasileiros David Luiz, Willian, Roberto Firmino, Fernandinho e Gabriel Jesus entre outros. Assistir um jogo de futebol na terra da rainha e visitar os estádios de futebol são experiências britânicas essenciais.

O Museu do Futebol fica em Manchester e guarda mais de 2,5 mil itens, além de realizar exposições temporárias

Apaixonados pelo esporte cada vez mais incluem em suas viagens visitas às arenas e museus dos principais times da Premier League. No roteiro não pode falta o Anfield Stadium do Liverpool, que tem um novo tour, o LFC Tour; o Etihad Stadium do Manchester City; o Old Trafford do Manchester United e o Museum of Football, em Manchester; o Emirates Stadium do Arsenal; o Stamford Bridge do Chelsea, no centro de Londres; e, claro, o lendário Wembley Stadium, estádio utilizado pela seleção inglesa.

Quer conhecer os locais frequentados por jogadores de futebol e as áreas dos famosos estádios ingleses que geralmente não aparecem nas transmissões dos jogos pela TV? Então faça um passeio pelos estádios e bastidores dos principais times ingleses.

Wembley Stadium – Brent (Londres)

O legendário Wembley é o maior estádio do Reino Unido e sede da seleção da Inglaterra (Foto: Pixabay)

Siga os passos de lendas do futebol como Wayne Rooney, Ashley Cole e David Beckham explorando a sede da seleção da Inglaterra. Maior estádio do Reino Unido, o Wembley Stadium (foto em destaque) pode ser explorado em passeio de 75 minutos que permite o acesso a áreas de bastidores, como os vestiários da seleção inglesa, o túnel dos jogadores e o camarote real. Durante a visita, é possível posar para fotos na cadeira do técnico da seleção na sala da imprensa e ao lado de uma réplica da taça da Emirates FA Cup.

Como chegar: O Wembley Stadium fica a dez minutos de caminhada da estação de metrô Wembley Park London e da estação de trem Wembley Stadium.

Chelsea Stadium – Hammersmith and Fulham (Londres)

No Stamford Bridge os visitantes têm acesso a áreas normalmente fechadas ao público

No passeio guiado de 60 minutos pela casa do Chelsea Football Club, conhecida carinhosamente como Stamford Bridge, os visitantes têm acesso a áreas normalmente fechadas ao público, como a sala de imprensa, os vestiários do Chelsea e do time visitante, o túnel e a escada de acesso ao gramado, além das famosas arquibancadas e de um museu do time. Há uma série de outros passeios disponíveis, entre eles um acompanhado de um ex-jogador do Chelsea, no qual você poderá saber mais sobre a equipe e pegar um autógrafo.

Como chegar: A estação mais próxima do estádio do Chelsea é Fulham Broadway, a dois minutos a pé.

Arsenal Stadium – Holloway (Londres)

A arena Emirates é uma das mais modernas do mundo, e a terceira maior da Inglaterra (Foto: Pixabay)

Com seu alçapão em três camadas, o estádio do Arsenal Football Club, o Emirates Stadium, é um dos mais avançados do mundo, e o terceiro maior da Inglaterra. A visita pode acontecer em diferentes formatos. Você pode seguir no seu próprio ritmo, usando um aparelho audiovisual, ou escolher o VIP Legends Tour, no qual tem a oportunidade de almoçar com um ex-jogador do Arsenal e acessar áreas privativas não incluídas no passeio padrão.

Como chegar: O Emirates Stadium fica a três minutos de caminhada da estação de metrô Arsenal.

Manchester City Stadium – Manchester (Noroeste da Inglaterra)

O Etihad Stadium do Manchester City recebeu a decisão da Copa da UEFA na temporada 2007-2008

Ao visitar o icônico Etihad Stadium do Manchester City, você poderá explorar uma nova área interativa e descobrir os grandes momentos do time desde sua fundação em 1894, além de conhecer o lounge dos jogadores e o sagrado vestiário onde o treinador Guardiola dá as instruções aos seus comandados . Tenha uma ampla visão do campo sentando-se na área da diretoria e imagine a grande emoção da partida ao se sentar ao lado da saída do túnel. As visitas duram 70 minutos e incluem como brinde um cordão para crachá do time.

Como chegar: A estação Manchester Piccadilly fica a 2h10 de trem da estação Euston, em Londres; em seguida, um percurso de dez minutos em tram ou ônibus leva ao Etihad Stadium.

Manchester United Stadium – Manchester (Noroeste da Inglaterra)

Old Trafford é o segundo maior estádio da Inglaterra com capacidade para 76.212 espectadores

Visite os bastidores do estádio do Manchester United, o Old Trafford, e também o museu do time. No passeio, é possível ter uma vista panorâmica do campo e do estádio sentando-se na cadeira de Sir Alex Ferguson, além de visitar locais como os vestiários e o túnel. Há várias opções de visita, entre elas o Legends Tour, guiado por um ex-jogador, e o Leisure Cruise Tours, que começa com um passeio de barco no canal do centro da cidade de Manchester, em torno dos Salford Quays.

Como chegar: A estação Manchester Piccadilly fica a 2h10 de trem da estação Euston, em Londres; em seguida, um percurso de 30 minutos em trem, tram ou ônibus leva ao Old Trafford.

Liverpool Stadium – Merseyside (Noroeste da Inglaterra)

Inaugurado no século 19, o estádio dos Reds foi ampliado e modernizado durante a temporada 2016-2017

Inaugurado em 1884 e casa do Liverpool FC desde 1892, o icônico Anfield Road tem atualmente capacidade para pouco mais de 54 mil torcedores. Apesar de antigo está super conservado e adaptado para as necessidades do futebol moderno. Há vários tipos de tour à disposição dos visitantes e duram em média 50 minutos. Além do passeio pelo estádio há também um museu com a história do clube e com os troféus das principais conquistas. Um guia acompanha o grupo e vai apresentando as dependências do estádio, entre elas as arquibancadas, a sala de imprensa, os vestiários, o túnel de acesso ao gramado e banco de reservas.

Como chegar: No centro da cidade – em frente à estação de trens -, pegue os ônibus 26 ou 27 em direção a Paradise St. Interchange. Ambos passam em frente ao Anfield Road.

Informações: nationalfootballmuseum.com | visitbritain.com

Fotos: Pixabay e Visit Britain/Divulgação
Sair da versão mobile