A empresa Patagonia Bside apresentou a agentes e operadores de turismo de São Paulo, uma nova opção de viagem desenvolvida com exclusividade no lado menos conhecido da Patagônia Chilena. Travelpedia foi o único veículo online presente ao encontro realizado no restaurante Rubaiyat Faria Lima.
Muito diferente dos programas tradicionais, utiliza motorhomes e mescla atividades como trekking em trilhas de diferentes graus de dificuldades, mountain biking e fly fishing (pesca com mosca).
O novo produto foi desenvolvido através da união de quatro empresas com experiência no turismo na região de Coyhaique e Aysén, no Chile. Participaram do encontro na capital paulista Gabriel Benoit (Patagonia Bikers), Cristovan Chible (Rolling Patagonia), Luis Gutierres (Patagon Traveler) e Sebastian Franjola (Cerveza Hudson). Segundo eles, o objetivo é promover experiências de viagens únicas em um lado ainda pouco conhecido e praticamente intocado na Patagônia Chilena.
No coração da Patagônia Chilena
Essa região ainda é pouco conhecida. Nela estão as montanhas Mackay e o Monte Castillo, florestas deslumbrantes, a geleira San Rafael, as Capelas de Mármore (Capillas de Marmol) no lago azul-turquesa de General Carrera e a cênica Carretera Austral, uma rodovia com 1.240 quilômetros que deslumbra pela paisagem e convida a muitas paradas para observação e fotos. Ao longo dela estão parques e reservas, fiordes, rios, lagos, pampas e montanhas com picos nevados.
Pacote com tudo incluído e baixo fluxo turístico
O pacote de oito dias (sete noites) somente é realizado entre os meses de setembro a maio, menos dezembro e janeiro, quando o fluxo turístico na região é bastante intenso. Inclui motorhomes de diferentes tamanhos e equipados para transportar com conforto grupos de quatro até 12 pessoas – e infraestrutura completa em três acampamentos bases.
Também estão incluídos todos os equipamentos necessários para a realização das atividades, seguro-viagem, guias especializados e com curso de primeiros socorros, além de quatro refeições por dia. A comida é preparada por um chef de cozinha e o cardápio privilegia a gastronomia local – incluindo, claro, o famoso e saboroso cordeiro patagônico. Há, também, degustações de cervejas artesanais.
Motorhomes equipados e com GPS via satélite
O trajeto total a ser percorrido ao longo dos oito dias é de aproximadamente 700 quilômetros, através de cenários naturais de grande beleza. Todos os veículos são equipados com GPS via satélite, capazes de determinar a posição exata de cada um durante 24 horas por dia.
Todos os motorhomes possuem camas, ar condicionado, aquecedor, chuveiro elétrico e uma cozinha completa. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita normalmente nos países do Mercosul.
“Trata-se de uma experiência para todo o tipo de público. Não é preciso ter experiência para praticar as atividades. Elas são acompanhadas por guias especializados e desenvolvidas a partir do perfil de cada participante. Cada pessoa terá uma programação única e de acordo com os seus interesses”, explica Gabriel Benoit.
Para que a viagem possa ser realizada é necessário um grupo de no mínimo quatro pessoas. Grupos maiores são atendidos com motorhomes com maior capacidade. O preço do pacote é de aproximadamente US$ 5 mil por pessoa. As passagens aéreas não está incluídas.
Informações: patagonia-bside.com