Roteiro de motorhome pelas paisagens cênicas da Patagônia Chilena
Roberto Maia
A empresa Patagonia Bside apresentou a agentes e operadores de turismo de São Paulo, uma nova opção de viagem desenvolvida com exclusividade no lado menos conhecido da Patagônia Chilena. Travelpedia foi o único veículo online presente ao encontro realizado no restaurante Rubaiyat Faria Lima.
Muito diferente dos programas tradicionais, utiliza motorhomes e mescla atividades como trekking em trilhas de diferentes graus de dificuldades, mountain biking e fly fishing (pesca com mosca).
O novo produto foi desenvolvido através da união de quatro empresas com experiência no turismo na região de Coyhaique e Aysén, no Chile. Participaram do encontro na capital paulista Gabriel Benoit (Patagonia Bikers), Cristovan Chible (Rolling Patagonia), Luis Gutierres (Patagon Traveler) e Sebastian Franjola (Cerveza Hudson). Segundo eles, o objetivo é promover experiências de viagens únicas em um lado ainda pouco conhecido e praticamente intocado na Patagônia Chilena.
No coração da Patagônia Chilena
Essa região ainda é pouco conhecida. Nela estão as montanhas Mackay e o Monte Castillo, florestas deslumbrantes, a geleira San Rafael, as Capelas de Mármore (Capillas de Marmol) no lago azul-turquesa de General Carrera e a cênica Carretera Austral, uma rodovia com 1.240 quilômetros que deslumbra pela paisagem e convida a muitas paradas para observação e fotos. Ao longo dela estão parques e reservas, fiordes, rios, lagos, pampas e montanhas com picos nevados.
Pacote com tudo incluído e baixo fluxo turístico
O pacote de oito dias (sete noites) somente é realizado entre os meses de setembro a maio, menos dezembro e janeiro, quando o fluxo turístico na região é bastante intenso. Inclui motorhomes de diferentes tamanhos e equipados para transportar com conforto grupos de quatro até 12 pessoas – e infraestrutura completa em três acampamentos bases.
Também estão incluídos todos os equipamentos necessários para a realização das atividades, seguro-viagem, guias especializados e com curso de primeiros socorros, além de quatro refeições por dia. A comida é preparada por um chef de cozinha e o cardápio privilegia a gastronomia local – incluindo, claro, o famoso e saboroso cordeiro patagônico. Há, também, degustações de cervejas artesanais.
Motorhomes equipados e com GPS via satélite
O trajeto total a ser percorrido ao longo dos oito dias é de aproximadamente 700 quilômetros, através de cenários naturais de grande beleza. Todos os veículos são equipados com GPS via satélite, capazes de determinar a posição exata de cada um durante 24 horas por dia.
Todos os motorhomes possuem camas, ar condicionado, aquecedor, chuveiro elétrico e uma cozinha completa. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita normalmente nos países do Mercosul.
“Trata-se de uma experiência para todo o tipo de público. Não é preciso ter experiência para praticar as atividades. Elas são acompanhadas por guias especializados e desenvolvidas a partir do perfil de cada participante. Cada pessoa terá uma programação única e de acordo com os seus interesses”, explica Gabriel Benoit.
Para que a viagem possa ser realizada é necessário um grupo de no mínimo quatro pessoas. Grupos maiores são atendidos com motorhomes com maior capacidade. O preço do pacote é de aproximadamente US$ 5 mil por pessoa. As passagens aéreas não está incluídas.
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.