Metade dos viajantes revela que temperatura não é o mais importante quando decide sobre suas férias. O inverno traz novas oportunidades de viagem, especialmente para os brasileiros que acompanham as férias escolares. No entanto, 73% não associam a viagem no período com o clima frio: destes, 46% afirmam que o clima não é o mais importante quando decidem sobre as suas férias, e 27% optam por um destino típico de verão, com sol e calor. Os dados são de uma recente pesquisa* da Booking.com.
De acordo com os viajantes que buscam um destino de calor mesmo no período do inverno, as principais razões para tal são a facilidade de viajar no verão e a própria rejeição ao clima frio: 49% afirmam que “destinos mais quentes são mais próprios para viajar com minha família e/ ou amigos”; 39% não gostam de clima frio e, sempre que possível, procuram um destino com sol e calor; 23% avaliam que destinos com clima mais quente costumam ser mais baratos; e 22% acreditam que viagens para lugares com clima mais quente não demandam muito planejamento.
Por outro lado, dentre os outros 27% dos viajantes brasileiros que de fato buscam um destino típico de inverno, com clima mais frio, questões como aconchego/conforto (78%) e comida dos lugares (72%) são destacadas como as principais razões para viajar neste período, além dos destinos configurarem uma quebra na rotina de clima e paisagem com a qual estão acostumados.
Hospedagem é fator essencial
Em geral, a hospedagem é um fator muito importante para satisfação geral de 72% dos viajantes brasileiros no período de inverno. Além disso, aspectos como limpeza e conforto geral do banheiro (92%) e do quarto (88%) são os mais relevantes para satisfação com a hospedagem em si. Em seguida, os viajantes apontam serviços como ter café da manhã (71%), paisagem agradável (65%) e conexão de internet de alta velocidade (50%).
Por fim, uma vez no destino final, os viajantes brasileiros procuram lugares interessantes para comer e beber (70%), bem como atividades de caminhada por lugares históricos (68%) e de ecoturismo (41%).