Ícone do site Travelpedia

Pilsen, a capital da cerveja da República Tcheca, tem muito a oferecer

Advent Libor Svacek; box@fotosvacek.cz; mobile phone: +420602428001;

Além da famosa cerveja, Pilsen, a quarta maior cidade da República Tcheca, é abundante em monumentos históricos e oferece uma rica vida cultural. É também o destino inicial para se descobrir uma região rica em aventura e diversão, além de possuir um dos mais emblemáticos spas históricos do país.

A Boêmia Ocidental faz fronteira com a Alemanha e é porta de entrada para viagens a partir de Munique ou Nuremberg. Tem como capital Pilsen (Plzen), um dos maiores e mais importantes destinos industriais do país.

Foto: Petr Polák/divulgação

Considerada a “capital da cerveja da República Tcheca”, tem florestas e montanhas que formam a fronteira natural com a Baviera e a Áustria. A Floresta Tcheca e o Parque Nacional Sumava – compartilhado com a Boêmia do Sul – são lugares perfeitos para relaxar e praticar esportes ao ar livre.

Localizada na confluência de quatro rios, Pilsen é a metrópole industrial e cervejeira da Boêmia Ocidental. É repleta de monumentos culturais, judaicos e técnicos. Visitar a cidade e não provar sua cerveja seria um pecado muito grave. Veja aqui matéria sobre a importância da cerveja na cidade e visita à cervejaria Pilsner Urquell .

Spa de Cerveja Chodová Planá

Foto: Divulgação

Outra atração na cidade de Pilsen é o famoso Spa de Cerveja Chodová Planá, na cervejaria Rodinný pivovar Chodovar. Lá os visitantes podem experimentar a cerveja, tomar banho ou fazê-lo na Academia de Cerveja.

Portanto, deixe seu corpo descansar no spa da cerveja. A terapia combina os efeitos curativos da água mineral quente com os ingredientes utilizados para produzir cerveja, além de massagens.

Os procedimentos tratam a pele e os cabelos, relaxam os músculos, aquecem as articulações e ajudam o sistema imunológico do corpo. Eles garantem que ao sair da espuma da cerveja, a sensação é de estar mais jovem.

Tratamentos de spa são uma tradição secular nas terras tchecas e mantém a sua reputação como uma das melhores do mundo.

Uma praça com muita história

Foto: Divulgação

O roteiro de visitas na cidade pode começar para Praça da República, a principal de Pilsen. Ao seu redor estão casas históricas, cafés aconchegantes e restaurantes de renome. Há também mercados com produtos agrícolas como vegetais, frutas e outros produtos locais.

Mas é a monumental Catedral de São Bartolomeu que chama a atenção na praça. Construída em estilo gótico, tem três naves que remonta ao século 14 e se destaca por sua torre, a mais alta da República Tcheca com 102 metros.

Foto: Ladislav Renner/Divulgação

Se você anseia que um desejo secreto seja cumprido ou apenas que tenha sorte, dê um tapinha na cabeça de um dos anjinhos na cerca que protege a escultura de Cristo no Monte das Oliveiras, na fachada da catedral.

Outro importante monumento cultural que também se encontra na praça é a Câmara Municipal de Pilsen, que data do século 16 e foi construída em estilo renascentista italiano.

Arquitetura minimalista

Foto: Petr Polák/Divulgação

Adolf Loos é o principal representante do purismo arquitetônico e o mais importante arquiteto da Europa Central do primeiro terço do século 20. Seu trabalho também confrontou vários apoiadores e oponentes, como costuma acontecer com qualquer inovador que tente iniciar uma nova tendência. O Café Musem em Viena foi chamado de “Café do Niilismo”, precisamente por causa de seus interiores muito rígidos.

Em Pilsen, cidade natal de sua esposa, ele completou treze interiores de apartamentos e a reconstrução da Casa Brummel. Existem visitas guiadas para ver o apartamento do casal Kraus, a sala de estar e sala de jantar no andar do Dr. Vogl, o amplo apartamento que foi por duas gerações a casa de Brummel ou uma parte da residência de Sembler.

Labirinto e tesouro judaico

Foto: Divulgação

Desde o século 19 foram construídos sob a cidade um labirinto de corredores, adegas e poços. O comprimento total dos corredores excede 17 quilômetros, tornando-o um dos maiores sistemas subterrâneos históricos da Europa Central. É possível visitar, mas não dixe de levar roupas quentes, porque a temperatura no local é, geralmente, de aproximadamente 6° C.

Outro atrativo do destino é a Grande Sinagoga, a maior da República Tcheca e a segunda maior da Europa. Ela foi construída no final do século 19 no estilo neo-românico. Há um cemitério no local com alguns dos túmulos mais antigos do continente. Dentro do bloco interno está a recém-reconstruída Antiga Sinagoga, perto do parque Smetanovy Sady. Ela guarda um relógio judeu com o mostrador invertido.

Festa da liberdade

Anualmente, a cidade celebra o fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação de Pilsen pelo exército dos Estados Unidos. Nos primeiros dias de maio, milhares de visitantes de todo o mundo se juntam aos veteranos e fãs da história militar dos EUA para relembrar os eventos associados ao fim do período de devastação da guerra. A cerimônia de encerramento inclui um desfile de veículos históricos pelo centro da cidade.

Tesouros naturais de Šumava

Foto: Divulgação

O cenário é de contos de fadas. Lugar para relaxar e desfrutar os cinco lagos glaciais do Parque Nacional Šumava. Viva essa experiência a pé, de bicicleta ou de jangada ou canoa. Existem infinitas possibilidades.

Um excelente ponto de partida para começar a aventura é a cidade de Železná Ruda. Seguindo uma rota marcada, os visitantes alcançam o lago Černé jezero, o maior de todos. Já para chegar ao Čertovo jezero é preciso subir um caminho íngreme cheio de pedras, mas vale à pena. Ele é o mais bonito, graças às suas águas cristalinas e às florestas escuras que o cercam. Outra rota turística leva à cachoeira mais alta de Šumava, chamada Bílá strž, cujas águas caem de uma altura de 13 metros no vale Údolí Bílého potoka.

Passeios de bike Um lugar ideal para caminhadas e passeios de bicicleta na natureza de Šumava são os arredores de Lipno, a maior barragem da República Tcheca. O funicular Bikepark Lipno leva ao ponto de partida das rotas turísticas. Ao optar por uma delas, você pode tentar a caminhada nórdica ou escalar o pico de Svatý Tomáš ou o mirante alpino. Experimente a trilha que percorre o exclusivo Canal Schwarzenberg, usado para flutuar os troncos das árvores caídas.

Foto: Divulgação

Pântanos Outro tesouro natural de Šumava são os seus pântanos. Para conhecê-los é preciso percorrer o caminho chamado Tříjezerní slať, que começa em Modrava. Usando caminhos e pontes de madeira, os turistas passam por uma paisagem mágica de águas escuras, ilhas flutuantes envoltas em névoa e árvores anãs que quase dão às turfeiras de Šumava a aparência de um ambiente escandinavo. A apenas 500 metros da fronteira com a Alemanha está a nascente do Rio Moldava, o mais importante do país.

Caminhando sobre as árvores Uma aventura que você não pode deixar de viver é uma caminhada pelas copas das árvores no topo da montanha Kramolín. Uma passarela de madeira atravessa o lugar a uma altura de até 24 metros acima do solo. Os visitantes chegarão ao mirante onde é possível ter a bela vista de Lipno e da paisagem de Šumava. Para descer, use o escorregador mais longo da República Tcheca.

Esqui no inverno – Com a primeira forte nevasca, Šumava se transforma em um paraíso do esqui no inverno. São vários quilômetros de trilhas preparadas para esqui alpino e cross-country.

Mistérios de Luková

Uma das aldeias situadas da região de Manětín é a antiga vila de Luková, nas encostas da colina de Chlumská hora. Quase desabitada, é usada principalmente apenas para fins recreativos no verão. Na primeira metade do século 20, era uma animada vila com uma escola e a igreja paroquial medieval de São Jorge.

Foto: Juandev via Wikimedia Commons

Igreja de São Jorge – A característica dominante de Luková permanece sendo esse edifício medieval, reconstruído em 1800 após um incêndio devastador em 1796. A última reforma ocorreu em 1858, depois a atenção foi voltada para o interior, cujos altares são consagrados desde 1862. Ao longo de sua história ela sofreu vários saques, ataques e acidentes. O último foi durante um funeral em 1968, o que levou à confirmação de que a igreja foi amaldiçoada e fechada. Porém, os habitantes decidiram honrar a história da igreja e da cidade. Contrataram o artista Jakud Hadabra para intervir e o resultado foi uma instalação permanente de 20 figuras de gesso que se assemelham a pessoas cobertas de pano, sentadas nos bancos da igreja.

Castelo de Loket

Foto: Divulgação

O rei tcheco e imperador romano Carlos IV vinha caçar e descansar no Castelo de Loket – que significa cotovelo. Adquiriu esse nome porque está no local onde o Rio Ohře forma um meandro no formato de um cotovelo humano.

O tour no castelo passa pelos lugares onde torturas eram realizadas, com direito aos sons ouvidos durante a era medieval. Também há uma exposição de porcelana com uma amostra de botões em estilo spa ou um afresco romântico do século 15 que representa a vista do castelo para o jardim com árvores frutíferas, flores e pássaros voando.

Castelo de Pernštejn

Foto: Divulgação

É um dos mais belos castelos da Morávia. Antiga sede da família Pernštejn, está localizado nas florestas densas das Terras Altas há mais de oito séculos. Passeie por seus quartos, escale a torre de conto de fadas e talvez você encontre o fantasma da Dama de Branco. Pernštejn é um dos monumentos históricos tchecos mais importantes. E, graças ao seu esplendor e localização, é um lugar muito procurado por equipes de filmagem de todo o mundo.

SERVIÇO

LocalizaçãoPilsen está a 93 km de Praga; 215 km de Nuremberg; e a 290 km de Munique.
ExperiênciasCerveja, natureza, férias ativas, arquitetura, misticismo.
Quando viajar – A melhor época para viajar é de abril a outubro. Nesse período é possível aproveitar o clima e as atividades ao ar livre. No verão, além das temperaturas altas pode haver chuvas. Pilsen pode ser visitado durante todo o ano, bem como o Parque Nacional Šumava.

Itinerário recomendado – 4 dias

Dia 1 – Visita à cidade de Pilsen
Dia 2 – Visita a Lukova e Chodová Planá
Dias 3 e 4 – Parque Nacional Šumava e Lipno

Informações: czechtourism.com

Foto do destaque:  Libor Svacek/divulgação
MATÉRIAS RELACIONADAS
Pilsen, na Tchéquia, berço do tipo de cerveja mais bebida do mundo
Os SPAS “secretos” da República Tcheca
Região da Morávia, uma grata surpresa da República Tcheca
Mariánské Lázně, o spa barroco da República Tcheca
Neve na República Tcheca: conheça as 5 melhores estações de esqui
Um giro pelos castelos e palácios da República Tcheca

 

Sair da versão mobile