A chamada “cerveja ao estilo pilsen” é uma bebida dourada pálida com um aroma floral, baixo teor alcoólico e um forte sabor de malte, que é bebida com espuma. Suas características distintivas são dadas pelo uso de lúpulo Saaz, maceração por decocção e o tipo de água com baixo teor mineral de pilsen.
A cervejaria tcheca Pilsner Urquell, herdeira da receita original dos criadores deste estilo de cerveja, hoje produz milhões de litros que são exportados mundialmente. E, oferece um tour por sua fábrica, onde se pode aprender mais sobre a famosa “pivo” (cerveja em tcheco), inspiração de dois terços de todas as cervejas feitas no mundo.
Tradição cervejeira
A cidade de Pilsen, na República Tcheca ou Tchéquia (como preferir, o país atende pelos dois), tem uma longa história na fabricação de cerveja. As primeiras tentativas foram feitas no final do século 13 e ainda há testemunhos da época nos porões que funcionam abaixo do Museu da Cerveja. Embora, ao que tudo indica, os resultados naquele momento não eram ótimos.
Algum tempo depois, por volta de 1839, os moradores de Pilsen obtiveram uma licença para fundar uma cervejaria e construir a fábrica. Assim, em 1842 foi fabricada a primeira cerveja lager pale; em 1859 a marca Pilsner Bier foi registrada e em 1898 mudou seu nome para o que possui até hoje.
O passeio
Portanto, ao visitar a cidade de Pilsen, é essencial deixar espaço no roteiro para fazer o tour das instalações da Pilsner Urquell. O circuito, de 1h10, ao custo de CZK 250 − e acessível para Pessoas com Deficiências, começa na fábrica com capacidade para engarrafamento de 120 mil garrafas por hora.
Em seguida, visita à antiga e interessante sala de cozimento, com seus tanques de cobre. Também se passa por um pequeno museu. Ali são explicadas as características dos ingredientes de produção que tornam a cerveja Pilsen tão especial. Então, você entra no maior elevador da República Tcheca. Com capacidade para 72 pessoas, ou cinco toneladas de peso, leva o grupo a um cinema rotativo, para uma experiência única.
No entanto, para a última etapa da rota, você precisa se preparar e se agasalhar um pouco. Já que a temperatura nos túneis − que funcionavam como armazéns e geladeiras − cai consideravelmente.
O ápice fica para a sala de degustação, onde é hora de experimentar uma cerveja não filtrada ou pasteurizada de edição especial, exclusivamente para visitantes, tirada diretamente dos barris de carvalho. Assim, é possível saber que este tipo de cerveja é o mais saudável, pois contém mais vitaminas e bacilos, que são sempre perdidos durante a pasteurização.
É uma cerveja difícil de se obter mesmo na República Tcheca, já que apenas cervejarias que estão em alta demanda podem oferecer cerveja não pasteurizada, porque seu tempo de expiração é muito menor. Então é uma oportunidade para tentar algo realmente diferente.
Por fim, ao final do passeio, os visitantes podem comprar algumas lembranças para levar para casa. Também pode ser uma boa ideia fazer uma parada no restaurante Na Spilce, onde a cerveja é acompanhada por pratos típicos tchecos.