A Pinacoteca de São Paulo apresenta a partir de hoje (13) a obra ‘O anjo exterminador’, do artista paulistano Nelson Leirner. Ela será exposta no Octógono, que fica no primeiro andar do museu. Feita em 1984, a peça foi remontada em 2014 e reúne centenas de estatuetas e bibelôs alinhados em dois grupos posicionados frente a frente e separados por uma ponte. O título do trabalho faz referência ao filme homônimo do espanhol Luis Buñuel.
A ideia de uma sociedade que não deixa romper os próprios limites ou que reproduz distinções entre grupos de indivíduos é comum ao filme de Buñuel e à obra do artista brasileiro. O trabalho de Leirner é também um de seus primeiros a lançar mão desse procedimento de acúmulo e distribuição de pequenas esculturas em uma cena que lembra uma procissão.
Essa instalação permite à Pinacoteca ampliar a representação da obra de Leirner em sua coleção.
A mostra permanece em cartaz até 31 de julho. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Informações: pinacoteca.org.br
Foto: Silvia Cintra/Divulgação