A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna apresentando “Modernismo. Destaques do acervo”, de 22 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. A programação também faz parte das celebrações dos 468 anos da capital paulista e da “Agenda Tarsila”
Quem visitar o edifício Pinacoteca Luz, poderá reconhecer, entre as mais de mil obras espalhadas pelas 19 salas que compõem a mostra “Pinacoteca: Acervo”, 134 trabalhos de autoria de artistas ligados ao modernismo. Esses estarão identificados com um selo. Dentre essas obras, uma estava presente na exposição histórica da “Semana de 1922” que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, a pintura Amigos, de Di Cavalcanti (Sala 16).
Nesta programação também se destacam da mesma geração de modernistas, as obras: Antropofagia, Tarsila do Amaral (sala 6); Auto-retrato, Victor Brecheret (sala1); Bananal, Lasar Segall (sala 19); Casal na varanda, Cícero Dias (sala 16); Dois Irmãos, Ismael Nery (sala 15); Portadora de Perfume, de Victor Brecheret (átrio de esculturas); Retrato Gofredo Silva Telles, Lasar Segalli (sala 16); São Paulo (foto do destaque), Tarsila do Amaral (sala 10).
Agenda Tarsila – Modernismo – Destaques do acervo faz parte da programação da Agenda Tarsila, que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada um dos marcos mais importantes da cultura brasileira.
Serviço
“Modernismo. Destaques do acervo”
Edifício Pina Luz: Praça da Luz 2, São Paulo (SP)
Período: 22 de janeiro a 31 de dezembro de 2022
Horários: quarta a segunda, das 10h às 18h.
Ingressos: Vendas pelo site aqui. Aos sábados, a entrada é gratuita e pode ser reservada com antecedência pelo site.