Localizado na Praia Mansa, no reduto boêmio-chique de José Ignácio, a 20 quilômetros de Punta del Este – ponto mais cobiçado do litoral do Uruguai -, está o hotel Playa Vik. Retiro de vanguarda à beira-mar, traz um edifício central escultural com fachada envidraçada inclinada, paredes laterais e teto forrados de painéis duplos de titânio. O empreendimento é uma colaboração entre o renomado arquiteto uruguaio Carlos Ott e os proprietários, Alexander e Carrie Vik, responsáveis pela curadoria de arte dos espaços que se tornou a marca das propriedades Vik. Chama a atenção a monumental porta esculpida em bronze, criada pelo célebre artista uruguaio Pablo Atchugarry – uma interpretação moderna das lendárias portas de Ghiberti em Florença de Batistério.
Continuação da ampla e arejada sala de estar com biblioteca, a espetacular piscina de borda-infinita em granito preto uruguaio que parece invadir o mar. É talvez o mais surpreendente ponto do Playa Vik, principalmente à noite, quando seus pequenos pontos de luz ópticas desenham no fundo o mapa estelar do hemisfério sul. Forrados de pisos de ébano patagônico, todos os ambientes ganham muito estilo com peças de arte contemporâneas uruguaia e internacional.
A construção principal é ladeada por seis casas menores de dois ou três quartos com lareira, jardins privativos. Sob as casas um espaço abriga adega de vinhos, sala de jogos, fitness center, pequeno spa com duas salas de tratamento, terminando em uma sala de jantar com churrasqueira ao ar livre voltada para a Praia Mansa.
Do campo à praia, o programa Experience Concierge das propriedades Vik se encarrega de trazer o melhor das experiências do destino: visitas a ateliers de artistas locais, passeios de bicicletas, observação da fauna silvestre na companhia de um expert naturalista, massagens no spa e outras atividades.
Informações: vikretreats.com
Fotos: divulgação