Uma das celebrações culturais e gastronômicas mais autênticas da Serra Gaúcha tem nova data. Após ser adiada em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a 12ª edição do Polentaço de Monte Belo do Sul (RS) está confirmada para os dias 2, 3 e 4 de agosto deste ano. O evento convida para festejar a polenta, um prato símbolo da cultura e do legado deixado pela imigração italiana na região.
Primeiramente, uma das principais atrações do Polentaço de Monte Belo do Sul são os tombos de duas polentas gigantes, com cerca de 800 quilos cada. Nesta edição, um deles ocorrerá no sábado (dia 3), às 16h45, e outro no domingo (dia 4), às 14h30. Nos dois dias haverá distribuição gratuita ao público presente.
A iguaria também rende uma exposição única e inusitada de esculturas feitas a base de polenta. São obras de arte que ficam expostas durante todo o período do evento e são confeccionadas pela própria comunidade. Além disso, a grande protagonista do evento é comercializada de diferentes formas pelos expositores participantes. De mole a “brustolada”, a polenta ganha um espaço gastronômico exclusivo nesta edição. Assim, oferece ainda mais opções para os apreciadores desse prato icônico da culinária regional.
Festa do Agricultor
Para animar o Polentaço de Monte Belo do Sul, que ocorre junto à 10ª Festa do Agricultor, o evento terá 15 atrações artísticas e musicais. Entre elas estão, por exemplo, Luíza Barbosa na sexta-feira, às 19h30, Ragazzi Dei Monti (15h) e Gaúcho da Fronteira (22h) no sábado; e Thainá e Thairine, da Família Azzolini, às 14h45 do domingo. Além disso, também haverá oficinas de mosaico artístico e pintura em tela com vinho.
“Devido a tudo que o Estado vem enfrentando, essa edição do Polentaço representa muito mais do que a essência e as tradições do povo montebelense. Também se torna sinônimo de resiliência e esperança por dias melhores. É um convite para retomarmos a alegria de nossos eventos e o turismo e a cultura do nosso Rio Grande do Sul”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni.
Por fim, o 12º Polentaço e a 10ª Festa do Agricultor têm realização do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul. Além disso, contam com o apoio cultural do Sicredi, Farinha Burati e “Monte Belo – Destino Turístico”. O patrocínio é de Dumar, Vinícola Cavalleri, Multimóveis, Dalmóbile e Adega da Serra, com financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO
12º Polentaço de Monte Belo do Sul
Quando: dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024
Onde: Praça Padre José Ferlin – Centro de Monte Belo do Sul
Ingresso: entrada franca
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – Dia 2
- 18h30 – Grupo Vicentino
- 19h30 – Luíza Barbosa e banda
- 21h30 – Banda Champion
Sábado – Dia 3
- 12h30 – Caroline Razador – Show Inclusivo
- 13h30 – Orquestra de Sopros de Faria Lemos
- 14h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
- 15h – Ragazzi Dei Monti
- 16h45 – Tombo da Polenta Gigante
- 17h – Quarteto New Orleans
- 18h30 – Grupo de Picolli Balerini
- 19h30 – Grupo Toni Boni (Estado do ES)
- 22h – Gaúcho da Fronteira
Domingo – Dia 4
- 12h – Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Juvenil e Coral Infantil Alegria de Cantar
- 13h – Família Almeida
- 13h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
- 14h30 – Tombo da Polenta Gigante
- 14h45 – Thainá e Thairine – Família Azzolini
- 16h45 – Grupo de Danças Ballo D’Italia
- 17h – Banda Nova
Fotos: Augusto Tomasi/divulgação
Veja também: Polenta cremosa com ragu bolonhesa