Imponentes e como se pudessem tocar o céu, algumas pontes e viadutos mundo afora vão além da função de ligar um ponto a outro e são verdadeiros cartões postais. É o caso de ícones como a Golden Gate em São Francisco e a Brooklyn Bridge em Nova York. Aqui pelo Brasil mesmo quem não conhece a Rio-Niterói ou a Octávio Frias de Oliveira – a famosa Estaiada em São Paulo?
No embalo da inauguração no último dia 29/12, na China, da Ponte Beipanjiang, a mais alta do mundo – 565 metros acima do Rio Nizhu, altura equivalente a de um edifício de 200 andares –, resolvemos listar algumas das pontes mais emblemáticas por aí. Seja por sua arquitetura ou pelo valor histórico. Confira e aproveite, já que muitas disponibilizam tours especiais!
Presidente Costa e Silva/ Rio-Niterói (Rio de Janeiro, Brasil)
Construída sobre as águas da Baía de Guanabara é a principal ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, além do interior do estado, a Região dos Lagos e o litoral Norte fluminense. Inaugurada em 1974, a maior ponte do Hemisfério Sul e a sexta do mundo, é também um marco da engenharia nacional: são 13,9 quilômetros de extensão, 72 metros de altura e 20 metros de largura. Uma inauguração simbólica da obra, ocorrida em 1968, contou com a presença da rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e do príncipe Filipe, duque de Edimburgo.
Octávio Frias de Oliveira/ Estaiada (São Paulo, Brasil)
Na Marginal Pinheiros, zona sul da capital paulista, ligando os bairros Brooklin e Morumbi, desde sua inauguração, em 2008, virou rapidamente um marco paulistano. Construída com um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro. Com seus 138 metros de altura e 144 cabos de aço pintados de amarelo, admite um fluxo de até 8 mil veículos por hora.
Hercílio Luz (Florianópolis, Brasil)
Patrimônio cultural de Santa Catarina, a ponte foi construída para ligar o continente e a parte insular. E, desde sua inauguração, virou o principal cartão postal da cidade. São mais de 800 metros de extensão. Interditada para veículos e pedestres desde 1991 e há anos em reforma, foi anunciado em maio deste ano que, por meio de agendamentos, passará a receber visitas guiadas.
Ponte JK (Brasília, Brasil)
Centro do poder do país e um destino todo planejado não é de se espantar que por lá se encontre monumentos grandiosos e imponentes. Inaugurada em 2002, foi eleita, já no ano seguinte, a mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A obra se destaca por seus três arcos assimétricos, que dão a ideia de uma pedra quicando sobre o espelho d’água.
Golden Gate (São Francisco, EUA)
Uma vez considerada como um projeto inviável, atualmente é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Depois de quatro anos resistindo a ventos, rochas, neblinas e ondas imprevisíveis foi inaugurada em 1937. Localizada no estado da Califórnia, cruza o estreito de Golden Gate (Portão de Ouro) e liga São Francisco a Sausalito. tem mais de 2,5 quilômetros e a inconfundível cor laranja.
Brooklyn Bridge (Nova York, EUA)
Primeira ponte do mundo a ser suspensa por aço, foi inaugurada em maio de 1883. Durante um tempo, era a única ligação entre Manhattan e o Brooklyn. Com pouco menos de dois quilômetros de extensão (exatos 1.834 metros), é um dos símbolos da Big Apple. A melhor maneira de aprecia-la é a pé.
Ponte Navajo (Arizona, EUA)
No estado do Arizona, lar do Grand Canyon e do deserto de Sonora, a Navajo é na verdade uma dupla de pontes que cruzam o Rio Colorado. A construção da primeira delas data de meados dos anos 1920. E, devido ao grande fluxo de tráfego, em 1995 foi inaugurada uma nova com uma aparência semelhante, porém mais larga e de acordo com os códigos de estrada modernos. A antiga, no entanto, ainda está aberta para pedestres e uso equestre.
Tower Bridge (Londres, Inglaterra)
Cruzando o Rio Tâmisa a partir da Torre de Londres, no norte, até a Shad Thames, na margem sul, a construção de 1894 é a mais famosa ponte basculante do mundo, e um dos principais pontos turísticos da capital inglesa. É possível atravessá-la a pé ou de carro, e as melhores paisagens estão nas passagens do nível superior. Por lá se encontra exposições permanentes que narram sua história.
Alexandre III (Paris, França)
Atravessando o Rio Sena, a ponte, que liga a Champs Elysèes ao Invalides e Torre Eiffel, foi construída em 1900, como um presente do czar da Rússia Alexandre III aos franceses. Considerada uma das mais ornamentadas e extravagantes de Paris, faz parte do conjunto arquitetônico formado pelo Grand Palais e Petit Palais.
Viaduto de Millau (Millau, França)
Ícone da arquitetura moderna e atravessando o vale do Rio Tarn, foi desenhado pelo arquiteto inglês Norman Foster e desenvolvido pelo engenheiro francês Michel Virlodeux. Em números e fatos: são 2.460 metros de extensão, sete pilares e 343 metros de altura – mais que os 300 metros da Torre Eiffel! A sensação é quase de caminhar por entre nuvens de tão alto.
Charles Bridge (Praga, República Tcheca)
A mais antiga ponte de Praga é um dos legados do rei Carlos IV. Sua construção começou em 1357 e foi finalizada nos primórdios do século 15. Até 1841, era a principal via de acesso entre o Castelo de Praga, a Cidade Velha e os bairros da região. A torre localizada no lado da Cidade Velha é uma das mais impressionantes construções da arquitetura gótica no mundo. Chama atenção também, em ambos os lados, as 30 estátuas em estilo barroco que representam vários santos e patronos venerados naquela época.
Vecchio (Florença, Itália)
Em arco medieval acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga. Foi destruída em 1333 e reconstruída em 1345. Um dos símbolos de Florença, atravessa o Rio Arno no seu ponto mais estreito, ligando a cidade de Norte a Sul. Poupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, há quem diga que se tratou de uma ordem direta de Hitler. Uma de suas particularidades é ser toda tomada por lojas, principalmente joalherias e ateliês de ourives.
Sant’Angelo (Roma, Itália)
Sobre o Rio Tibre, conectando o centro da cidade ao Castelo de Santo Ângelo, foi construída entre os anos 134 e 199, a pedido do imperador romano Adriano. Durante o reinado do papa Paulo III, foram adicionadas 14 estátuas de anjos. Já em 1535, o papa Clemente VII usou o valor do pedágio arrecadado para a construção de esculturas de São Pedro e São Paulo. Tempos depois, foram adicionadas figuras em homenagens aos quatro evangelistas e dos patriarcas – Adão, Noé, Abraão e Moisés.
Rialto (Veneza, Itália)
Mais antiga e famosa das quatro pontes sobre o Grande Canal, a Rialto é linha divisória para os distritos de San Marco e San Polo. Ao lado da Ponte dos Suspiros e da Praça São Marcos é reconhecida como um dos principais cartões postais de Veneza. Segundo dados das autoridades locais, ao longo de 10 horas, passam sob a ponte mais de 1,6 mil barcas, 700 táxis aquáticos e 200 gôndolas.
Ponte das Cordas (Jerusalém, Israel)
Inaugurada em 2008, a moderna obra assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava – que já construiu mais de 40 pontes em todo o mundo – é desde então a principal entrada da cidade. Seu nome se dá devido aos 66 cabos brancos de aço estirados de um grande espiral com 118 metros de altura, que lembra as cordas de uma harpa. A ponte também tem uma passagem de pedestres, de onde é possível desfrutar da bela vista de Jerusalém.
Sydney Harbour Bridge (Sydney, Austrália)
A Baía de Sydney (Sydney Harbour), também chamada Port Jackson, é considerada uma das mais belas do mundo. Com mais de 240 quilômetros de costa e vias navegáveis sinuosas há muito para explorar e conhecer. Como é o caso dessa ponte inaugurada em 1932 (após oito anos de construção), sobre a baía e que liga o centro financeiro da cidade com a costa norte, residencial e comercial. Com 1.149 metros de comprimento, arco de 503 metros de comprimento e peso de 39 mil toneladas, permite a travessia rodoviária, ferroviária e de pedestres.
Chengyang (Guangxi, China)
Também conhecida como Ponte da Chuva (por ser coberta), apesar de seu visual milenar, que segue o estilo arquitetônico da etnia Dong, foi construída em 1916. Feita somente de pedra e madeira, ao longo dos seus 60 metros de comprimento conta com duas plataformas, três cais, quatro vãos, cinco pavilhões, 19 varandas e três andares.
Banpo Bridge (Seul, Coreia do Sul)
Sobre o Rio Han e ligando os distritos de Seocho e Yongsan, por estar acima da Ponte Jamsu, forma uma espécie de ponte de dois andares. O que chama atenção é a Fonte Arco-íris do Luar – a maior do tipo no mundo. Além dos jatos d’água em ambos os lados, possui cerca de 10 mil lâmpadas de LED capazes de dar cor ao espetáculo das águas.
Helix Bridge (Marina Bay, Cingapura)
Inspirado na estrutura do DNA, seu fantástico e chamativo design – em formato de dupla hélice –, é seu principal atrativo. Inaugurada em 2010, com cerca de 280 metros de comprimento está elevada a uma altura de quase nove metros do nível do rio. Segundo o Grupo Cox Rayner, que a projetou, tem capacidade para suportar até 16 mil pessoas ao mesmo tempo. À noite, a ponte recebe iluminação especial que realçam sua estrutura, criando uma experiência visual incrivelmente bela.
Khaju Bridge (Isfahan, Irã)
Com a dupla função de servir de ligação de uma margem à outra do Rio Zayandeh, bem como ser um dique para regular o fluxo do rio por meio de um sistema de comportas, é composta de 23 arcos de pedras e tijolos. Construída a pedido do rei persa Shah Abbas II, encanta turistas desde o século 17.
Dragon Bridge/Ponte Rong (Da Nang, Vietnã)
Inaugurada em 2013, por ocasião do 38 º aniversário do Dia da Libertação de Da Nang – importante cidade vietnamita onde desembarcavam tropas dos EUA -, está sobre o Rio Han. A Dragon Bridge/Ponte Rong (que significa dragão) tem 666 metros de comprimento, 37,5 metros de largura e com seis pistas de tráfego e duas para pedestres. O destaque é a sua estrutura em forma de um dragão gigante de metal, que acompanha toda a sua extensão. Equipada com um moderno sistema de iluminação, suas 15 mil lâmpadas de LED alternam diferentes cores. Mas, o que chama mais atenção é que a cabeça do dragão cospe fogo e dispara jatos d’água para o delírio dos turistas. A construção demorou quatro anos para ser concluída e teve custo total de US$ 85 milhões. Assista aqui à Ponte Dragão cuspindo fogo.
Fotos: Charles Bridge (destaque) / Wikimedia Commons