Com 516 metros cumprimento e 175 metros de altura, a cidade de Arouca, na região Norte de Portugal, abriu oficialmente a maior ponte suspensa do mundo exclusivamente para pedestres. A imponente obra de engenharia, localizada no distrito de Aveiro, a uma hora do Porto, liga as margens do Rio Paiva e permite apreciar os geossítios da Cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva, no Arouca Geopark, que integra a rede mundial de geoparques da UNESCO.
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, assim, disse um dia o grande poeta Fernando Pessoa, e não poderíamos descrever de outra forma a realidade dessa incrível ponte aberta ao público desde 3 de maio.
“A Garganta do Paiva está aqui para nos sentirmos abraçados e devolve-nos a segurança. Não há tonturas nesta ponte”, afirmou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a inauguração da 516 Arouca. Já a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, afiança que esta é “uma travessia para o futuro”.
E é com vista nesse futuro, que esta nova infraestrutura veio para reforçar e diversificar a oferta turística do Arouca Geopark, bem como à sua afirmação enquanto destino turístico de excelência.
Os visitantes que quiserem percorrer os mais desafiantes 516 metros de suas vidas deverão efetuar reserva antecipada no site da ponte. A visita é sempre acompanhada por um intérprete/guia. Não é autorizada a entrada a crianças com menos de 6 anos. Já os jovens com idades entre 6 e 17 anos (inclusive) devem estar acompanhados por adultos.