Ícone do site Travelpedia

Preço e comodidade levam brasileiros a viajar mais de ônibus

Foto: Divulgação

Pesquisa da consultoria Kantar, feita considerando todo o mercado rodoviário, aponta que 45% das pessoas compram passagens de ônibus pelo menos uma vez por mês. O estudo foi realizado a pedido da ClickBus, marketplace de passagens rodoviárias do Brasil. E entre as razões apontadas estão preço e comodidade.

Assim, segundo a pesquisa, as duas principais razões que os respondentes apontaram para viajar de ônibus são: melhor preço (50% das pessoas) e comodidade de poder viajar descansando, sem precisar dirigir (49%).

O levantamento, realizado em agosto de 2022, ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses. Ou seja, 630 homens e mulheres entre 18 e 65 anos, das classes ABC em todo o Brasil.

“Estes dados refletem o investimento que todo o setor rodoviário tem feito em experiência do consumidor e tecnologia para proporcionar a melhor experiência em viagens possível”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Segundo o executivo, em 2023, estão previstos investimentos de mais de R$ 113 milhões por parte da empresa, sendo que boa parte desse valor vai para infraestrutura digital para melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários.

Viajantes mais exigentes

Para garantir melhor preço e comodidade, um dos principais focos é o de parcerias com viações rodoviárias. Além disso, uma das primeiras iniciativas foi a criação de uma linha de crédito oferecida pela ClickBus para as companhias. Assim, podem ampliar frotas, melhorar comodidades dentro dos ônibus, canais de atendimento, entre outros.

“O viajante está cada vez mais exigente e está em busca do melhor serviço de ponta a ponta da sua jornada, seja no processo de planejamento e compra da sua passagem com a gente, dentro dos ônibus operados pelas viações e até mesmo nas rodoviárias. Por isso estamos trazendo para o mercado esse novo produto para estimular cada vez mais a evolução deste ecossistema”, ressalta Klien.

Por que viajar de ônibus?

O levantamento que apontou preço e comodidade com principais aspectos, mostrou que o ônibus aparece como uma escolha cômoda e econômica. A maior parte daqueles que compraram passagem de ônibus rodoviário nos últimos 12 meses possuem carro. Em segundo lugar, vem a posse de moto, veículo que é mais comum entre os jovens, da região Norte e da Classe AB. Entre os meios de transporte usados para viajar, 90% costuma viajar de ônibus.

Em paralelo, muitos destacam a praticidade em não ter que dirigir em viagens longas, não ter que dirigir à noite (34%), nem se preocupar com imprevistos. Uma outra perspectiva nas razões para se viajar de ônibus é a do lazer: para muitas pessoas, a própria viagem de ônibus já é um passeio. Além disso, há o grande diferencial dos apps/sites. Ou seja, a possibilidade de o consumidor comparar preços dentro de uma mesma plataforma (30% dos respondentes).

Sustentabilidade

Cada vez mais as pessoas estão atentas a fazer escolhas mais conscientes no seu dia a dia, e a forma como elas se locomovem também vem se destacando nessas decisões. Atualmente já se sabe que a viagem de ônibus emite menos de um terço de CO² por passageiro, quando comparado ao avião.

O ônibus é um dos modais que tem a menor emissão de gás carbônico na atmosfera por passageiro/km rodado.

Segurança

A ClickBus tem a segurança como um grande diferencial. Todas as empresas parceiras são reguladas pela ANTT e os respectivos órgãos de regulamentação estaduais.

Além disso, dados levantados pela empresa, no Google, mostram que em janeiro deste ano, houve um aumento de 19% na demanda por passagens rodoviárias na comparação com o mesmo período de 2022.

E muitos usuários, além de buscar, também compram passagens no ambiente digital. As principais razões para compra de passagem em apps ou sites são a praticidade (40% dos respondentes) e o preço (32% dos participantes da pesquisa).

O fato de muitos aplicativos fazerem promoções e a possibilidade de se comprar a passagem fora da rodoviária são fortes motivadores. Assim, 16% dos respondentes elegeram a comodidade como uma vantagem do digital frente ao guichê de rodoviária.

A possibilidade de planejamento também se mostra vantajosa, pois com o lançamento do selo Click Oferta em agosto 2022, página que traz descontos de até 60% dentro da plataforma. Desse modo, a taxa de antecipação de compra das passagens passou de 2 para 8 dias.

Fotos: ClickBus/divulgação

Veja também: TRAVELPEDIA testou serviço oferecido pela ClickBus

Sair da versão mobile