O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016, maior premiação de turismo sustentável do país, está com inscrições abertas até o dia 3 de outubro, através do site da entidade e traz novidades. A principal delas é o lançamento da categoria “Projetos Inovadores”, aberta a estudantes de todo o Brasil. Em quatro edições, o Prêmio já teve mais de 200 projetos cadastrados e 60 cases premiados. Em 2015, chegou ao número recorde de 67 inscritos. A cerimônia de premiação acontecerá na segunda quinzena de novembro.
Segundo o diretor de Sustentabilidade da Braztoa, Frederico Levy, o Prêmio é o principal canal para as empresas que atuam no turismo brasileiro para mostrarem seus projetos de sustentabilidade ambiental, econômica e social. “Esse projeto nos enche de orgulho porque nos traz a oportunidade de disseminar as melhores práticas e inspirar cada vez mais iniciativas”, explica.
O sistema de cadastro está simplificado, pensado para poupar o máximo de tempo dos interessados, que deverão responder apenas seis perguntas, fazer um breve resumo e enviar uma apresentação que ajude a demonstrar os benefícios do seu projeto.
A nova categoria “Projetos Inovadores” objetiva dar oportunidades para estudantes de nível técnico e superior, avaliando projetos submetidos por grupos de alunos representando suas instituições de ensino.
Outra novidade é a fusão das categorias “Parceiros do Trade” a “Parceiros Institucionais”, que passa a se chamar “Parceiros do Turismo”.
Quem pode se inscrever
Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
Meios de Hospedagem: hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior preferencialmente nas áreas de Turismo e Hotelaria.
Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação, quando ocorre a dinâmica de escolha dos jurados e a consolidação dos cases pela Consultoria Eccaplan.
A partir desta edição, a premiação ficará mais exclusiva e será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre as cinco categorias, também será ganhadora do troféu “Prêmio Top Sustentabilidade”.
O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.
Informações: http://braztoa.com.br
Foto: Roberto Maia