GRAMADO (RS) – A cerimônia da 5ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade aconteceu no último sábado, dia 9 de novembro, no Hotel Buona Vitta, em Gramado (RS). Durante o evento, foram reconhecidas 10 iniciativas visionárias que estão impulsionando o turismo sustentável no Brasil, sendo que também foram concedidas cinco menções honrosas.
Na ocasião, a solenidade contou com a presença de autoridades, apoiadores, operadoras, jurados, finalistas, imprensa e convidados. Como parte da programação, houve momentos especiais de integração e valorização da cultura local, destacando-se as apresentações de música e dança gaúcha do Centro de Tradições Gaúchas Manotaço. No que diz respeito à premiação, os troféus entregues aos vencedores e menções honrosas foram cuidadosamente desenvolvidos para dialogar com a tradição da Serra Gaúcha, uma vez que foram produzidos em parceria com a Cristais de Gramado, que, por sua vez, é uma das principais atrações turísticas do destino.
No que se refere à organização, o prêmio, realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), recebeu inicialmente 83 inscrições provenientes de 18 estados brasileiros, dentre as quais 26 projetos foram posteriormente selecionados como finalistas. Por fim, após rigorosa avaliação por um júri especializado, as iniciativas vencedoras foram então escolhidas com base em diversos critérios, tais como abordagem sistêmica em sustentabilidade, inovação, impacto e replicabilidade.
Reconhecimento da OMT
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem o reconhecimento da Organização Mundial de Turismo e em quase duas décadas lidera as ações de sustentabilidade no segmento de turismo. Além disso, os vencedores também ganharão uma viagem a Bonito concedida pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul – Fundtur.
“O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reflete não apenas o potencial de transformação do nosso setor, mas também a dedicação de toda a cadeia de turismo em construir um futuro mais responsável e inovador”, afirmou Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.
Entre os vencedores, nas categorias de Gestão/Governança e Experiência/Produto, destacam-se:
Categoria Gestão/Governança
- Sistema ECO do Grupo Cataratas (Rio de Janeiro), plataforma de gestão socioambiental.
- A Jornada da Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata (Mato Grosso do Sul), iniciativa de ecoturismo e práticas sustentáveis em Bonito/MS.
- Valorização e aprimoramento da gestão de parques do Instituto Semeia (São Paulo), que fortalece a gestão de parques no Brasil.
- Sensibilizando para um futuro melhor da Resorts Brasil (São Paulo), focado na formação e engajamento em temas ESG.
Categoria Experiência/Produto
- Futuro Neutro da BeFly (São Paulo), para cálculo e neutralização das emissões de carbono de viagens corporativas.
- Povoado Bar da Hora da Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora (Maranhão), modelo de turismo de base comunitária.
- Turismo de observação de peixe-boi da Associação Peixe-Boi (Alagoas), com foco na preservação ambiental e renda comunitária.
- Tour Aromático da Amazônia da Aura Amazônia Ltda (Amazonas), experiência de turismo comunitário na floresta amazônica.
- Pacto pela Natureza do Ekôa Park (Paraná), projeto que combate a caça ilegal e promove a biodiversidade na Mata Atlântica.
Prêmio Especial
Os jurados também decidiram homenagear o turismo do Rio Grande do Sul com um prêmio especial, em reconhecimento à resiliência do setor após as enchentes que impactaram o estado, celebrando o esforço de recuperação e fortalecimento do turismo gaúcho.
Menções Honrosas
- Turismo Cultural Wazare Etnia Haliti-Paresi da Aldeia Wazare – Associação Waymare (Mato Grosso), valorizando a cultura indígena e o etnoturismo.
- Refúgio Biológico Bela Vista da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – PTI (Paraná), que promove conservação ambiental e engajamento comunitário em Foz do Iguaçu.
- Da Quebrada do Projeto Restaurante Escola Gastronomia Periférica (São Paulo), iniciativa de gastronomia sustentável que fomenta a economia local e reduz o desperdício alimentar.
- Reserva Ambiental Águia Branca do Grupo Águia Branca (Espírito Santo), com foco em conservação ambiental e promoção do turismo sustentável.
- Vida Caboca Experiências (Pará), com a iniciativa Bioeconomia do Cacau e do Chocolate.
No que diz respeito aos apoiadores, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 contou principalmente com o patrocínio do Ministério do Turismo e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além de ter recebido o apoio institucional da Embratur e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ademais, a realização na Serra Gaúcha só foi possível graças ao apoio do CVB Gramado e Canela e do Festuris.
Em suas considerações finais, Marina Figueiredo destacou: “O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reafirma, sobretudo, nosso compromisso com as questões climáticas, a sustentabilidade, a regeneração e o futuro do turismo. Dessa forma, ele se torna uma plataforma fundamental para ampliar, potencializar e promover essas boas práticas, consequentemente alcançando e inspirando cada vez mais pessoas.”
Foto do destaque: Neila Rocha/Diário do Turismo
-
O TRAVELPEDIA viajou a Gramado a convite do Festuris e contou como o apoio da GTA – Global Travel Assistance e da Easy Travel Shop .
Veja também: Sustentabilidade no turismo – 3 dicas para viajar com mais consciência