Ícone do site Travelpedia

A primeira vez no Eataly Brasil que celebrou 2 anos com festa

???????????????????????????

Nesta quinta-feira, dia 18/05, o Travelpedia foi uma das mídias convidadas a celebrar junto ao Eataly Brasil seus 2 anos no país. Mas, antes de contar sobre a festa em si, me permitam dar minha primeira impressão sobre o lugar. Afinal de contas, foi minha primeira vez por lá.

Minha mãe sempre conta por aí, que eu já era consumista desde pequena, pois até em farmácia eu pedia alguma coisa. Mas fazer o que, eu adorava aquela pastilha Supra Sumo sabor limão. Ela ainda existe? Enfim… Conforme fui crescendo passei a querer outros tipos de coisas. E desde o prenúncio dos temidos 30, completados em 2016, criei um interesse mais latente por itens decor e gourmet. Por que estou falando isso tudo? Simples, imaginem então como foi essa primeira visita ao Eataly. Olhos brilharam claro!

Os balões festivos da decoração não significaram nada perto daquele templo gourmet repleto de delícias. Mas valeu a tentativa. Afinal de contas, competir com comida para chamar a atenção é difícil mesmo.

Amor à primeira vista

Aproveitei para percorrer parte dos 4,5 mil m² do mercado que conta com mais de sete mil produtos italianos ou de produtores locais. Dediquei um tempo para olhar um pouco de cada setor, bem como ver o movimento e alegria dos clientes nos restaurantes do primeiro andar. Não importava o frio e a chuva lá fora, tudo estava bem ali dentro. Comida né, ela aquece a alma. E, como bem disse Julia Child: “Pessoas que amam comer são sempre as melhores.” E a mulher que dizia que “gordura dá sabor as coisas” e que “manteiga é o segredo de qualquer receita” sabe bem do que está falando.

Por isso na hora me veio em mente Viktor Navorski, personagem vivido por Tom Hanks em O Terminal. Imagina que sonho seria se, ao invés de ficar preso num aeroporto, fosse num lugar desses. Bem melhor hein? Pois eu repito: são mais de SETE MIL produtos. Bem como 13 pontos de alimentação, sendo um deles um quiosque da Nutella. Ou seja, como não amar?

Outra área que chama atenção é a de queijos e embutidos. Hummm! Difícil mesmo foi encarar a realidade, e dito isso, preciso ser honesta, não espere precinhos camaradas. Para quem busca economia este não é o lugar. O Eataly, como seus similares pelo mundo, a exemplo do setor gastronômico do KaDeWe, em Berlim, é para quem busca produtos de qualidade e que tende a ter um custo a altura de seu sabor.

Apesar de sua premissa, de que comer e comprar produtos de qualidade deve ser um direito de todos, infelizmente nem sempre é assim. Mas foi com essa concepção que desembarcou no Brasil há 2 anos atrás. E, não em vão sua chegada a América Latina teve como endereço São Paulo. É na cosmopolita e gastronômica capital paulista que vive o maior número de italianos fora da Itália. Sendo assim, tem sido um lugar de encontro dessa fascinante cultura, principalmente quando o assunto é gastronomia.

Celebration… Celebrate good times, come on!

Para comemorar esse feito iniciado em maio de 2015, o Eataly realizou uma super festa e, como já falamos o Travelpedia participou e agora conta tudo. Por isso vamos ao que interessa: uma noite de muita comida, bebida e diversas atrações.

Ao entrar na loja, mais de 15 produtos estavam disponíveis para degustação, como sucos e chocolates. Além disso, tradicionais barraquinhas de comes e bebe marcaram presença como Bar de Ostras Frescas & Espumante Ferrari (o eleito do nosso diretor Roberto Maia), Bar de Arancini (também um dos favoritos dele), corner exclusivo da Catupiry com focaccia italiana (meu segundo queridinho da noite, só ficou atrás do crocante de salmão fresco), produtos trufados da Savitar para degustação e Bar Tuttolatte com degustação de mozzarellas feitas na hora. De dar água na boca né? Pois ainda tinha mais!

          

Entre as bebidas, tinha bar de cervejas artesanais da Paulistânia, Blondine e Colorado, além de soft drinks do refrigerante orgânico Wewi e bar com drinques italianos feitos pela Campari. Para completar a festa, Cannoleria Venchi, do mestre confeiteiro Luis Vilela e receitas italianas ao vivo com o chef convidado Pasquale Cosenza, do Pianeta, importadora e distribuidora de produtos italianos.

O chef executivo do Eataly, José Barattino apresentou algumas de suas novas criações, como o Stracotto de Manzo com abóbora assada. Pensem numa carne que desmanchava de tão macia. E o sabor… Incrível! Já a chef Ligia Karazawa, do Brace Bar & Griglia, apresentou um menu especial com receitas clássicas do Eataly Itália, como a mortadela recheada com ricota e pistache.

Se tudo isso não fosse suficiente, quatro tradicionais cantinas e restaurantes italianos de São Paulo foram convidados e levaram pratos exclusivos. O Jardim de Napoli, com seu famoso Polpettone; a Lellis Trattoria, com o Raviolone à moda da casa; Don Carlini, com o Tortellini meia cura ao molho pomodoro direto da Mooca; e o Fusilli palmarino e o tradicional pão com sardela do restaurante Basilicata. Este último por sinal tive de me policiar, pois estava uma delícia. E não tem pressão arterial que dê conta quando o assunto é sardela né…

Para se acabar

Essa orgia gastronômica toda foi regada a muita música boa. Afinal, era uma festa! Meu favorito disparado? A banda Les Souvenirs. Setlist incrível – de Cazuza a Talking Heads. Não teve uma música que não cantei junto, e não era só eu que estava cantarolando a cada mordida. Era quase que um consenso entre os convidados murmurando junto ao trio que manda muito bem. E por isso deixamos aqui o canal deles no Youtube.

A noite também contou com, mágicos, caricaturistas e cabine Photobooth. Bem como o terceiro andar dedicado a quem queria relaxar aproveitando uma massagem ou realizando um peeling de diamante com a Clínica Mais. Teve ainda a mulherada que não perdeu a oportunidade para deixar as unhas lindas com o salão She Beauty, que também ofereceu design de sobrancelha, maquiagem e um espaço exclusivo de beleza da marca italiana Depilrica.

Ao ir embora, só conseguia pensar, além do fato de estar empanturrada, que se a festa de 2 anos foi assim, imagina as próximas… Enfim, para quem ainda não foi o Eataly está situado numa das tradicionais avenidas do bairro da Vila Olímpia, na Juscelino Kubitschek, 1.489. E, além do que já contamos, o empório ainda tem espaço dedicado a workshops e eventos. Tudo para lembrar que a vida é muito curta para não comer e beber bem.

Informações: eataly.com.br .

Fotos: Eataly e arquivo pessoal

Sair da versão mobile